Fechar menu lateral

Internacionalização

IMACS

Desde 2018 o PPGACL integra o IMACS – International Master in Cinema Studies – é uma rede internacional que reúne 16 universidades, quatorze europeias, uma canadense e uma brasileira, a UFJF.

O objetivo da rede é que os alunos de mestrado das universidades parceiras possam cursar o segundo e o terceiro semestres do seu mestrado cumprindo créditos no exterior.

Essa iniciativa favorece o intercâmbio de alunos e professores que pesquisem cinema e audiovisual, o aperfeiçoamento de pesquisas e a internacionalização do PPGACL.

O IMACS funciona apenas para o mestrado e não é uma cotutela, ou seja, o diploma de mestrado do aluno matriculado na UFJF será da UFJF.

A coordenação internacional do IMACS emitirá um documento para ser anexado ao diploma, comprovando que o aluno cursou as disciplinas nas universidades estrangeiras.

Até agosto de 2020, o PPGACL recebeu 4 alunos estrangeiros, provenientes de 3 países, que realizaram parte de sua formação no PPGACL .

 

 

Universidade do Porto

Desde 2019 o PPGACL e a Universidade do Porto podem realizar cooperação acadêmica e científica, que permite:

  • Mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da qual podem frequentar cursos e participar de atividades de pesquisa na instituição anfitriã;
  • Mobilidade de professores pesquisadores, por meio do qual podem ministrar palestras, oficinas, minicursos e disciplinas e conduzir ou participar de atividades de pesquisa na Instituição anfitriã;
  • Cotutela (orientação conjunta) de tese de doutorado exercida por orientadores vinculados a cada uma das instituições;
  • Desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa;
  • Produção conjunta de publicações científicas;
  • Participação e fortalecimento da Rede Lusófona Todas as Artes/Todos os Nomes;
  • Co-organização de eventos acadêmicos, científicos e culturais, como congressos, seminários, entre outros.

 

A cooperação se dá junto ao departamento de Sociologia da Universidade do Porto.

Em 2020, a discente do mestrado do PPGACL Adriana Andrade Alves realiza intercâmbio na Universidade do Porto, onde desenvolve o trabalho “Poéticas Centradas no Corpo” pertencente ao projeto “Corpoexperiência”.

 

Global July

Conduzido pela Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o Global July é um programa que oferece cursos de curta duração em língua estrangeira para discentes brasileiros e estrangeiros durante as férias de verão do hemisfério norte. A intenção é fazer com que os próprios alunos da UFJF possam vivenciar a experiência de internacionalização em casa.

Em 2019, a professora Maria Isabel Baldasarre (Universidad Nacional de San Martin – Argentina) ministrou o curso “Ser modernos. Los géneros del arte entre Europa y América Latina siglos XIX y XX”, em espanhol durante o mês de julho, para discentes do PPGACL e da comunidade acadêmica da UFJF em geral.

 

Programa de Professor Visitante

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) da UFJF disponibilizou o Edital nº 28, de 21 de setembro de 2017, através do qual cada PPG da UFJF pôde contratar um professor visitante para o período de até 4 anos.

A partir do edital o PPGACL recebeu no primeiro semestre de 2018 a professora Paula Maria Guerra Tavare, da Universidade do Porto, que ministrou a disciplina Teorias da Cultura e da Arte e realizou no dia 21 de março, a palestra de abertura do semestre do PPGACL denominada “Dinâmicas recentes de festivalização da cultura contemporânea”.

 

Pesquisador/Colaborador do exterior

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) da UFJF , disponibilizou o edital 01/2029, 17 de julho de 2018, para Recepção de Pesquisador/ Colaborador, que permite a vinda de pesquisador/colaborador do exterior para ministrar cursos de curta duração (até 15 dias) e palestras para alunos dos cursos de pós-graduação da UFJF, podendo também se estender aos discentes da graduação.

A partir do edital o PPGACL recebeu em 2018 a Professora Ana Claudia Suriani da Silva que ministrou palestra “O texto e a imagem nas revistas brasileiras com conteúdo de moda”, no dia 05 de novembro no Auditório Geraldo Pereira do IAD/UFJF e o minicurso “A moda na ficção de Machado de Assis: do jornal à televisão”, que aconteceu nos dias 06 e 13 de novembro.

 

Voltar para Programa                                                                                                    Ir para Localização