Fechar menu lateral

Instruções para Qualificação

Procedimentos Iniciais:

O(a) aluno(a) deverá definir juntamente com o orientador a Banca Examinadora e estabelecer contato com os professores para definição da data da qualificação.

A Banca será constituída pelo orientador do discente e um membro interno ou externo à UFJF, no caso de qualificação de mestrado.

Para qualificação de doutorado a banca será constituída pelo orientador, um membro do PPGACL e outro externo à UFJF.

O(a) alunoa(a) deverá enviar ao e-mail da secretaria:ppg.acl@ufjf.br, com antecedência mínima de 15 dias da data da qualificação (até o final do 3º período para o mestrado e até o final do 6º período para o doutorado), a seguinte documentação preenchida:

1) Requerimento de solicitação de Exame de Qualificação;

2) Declaração de participação em banca de Qualificação. A secretaria colocará a assinatura da coordenação e reenviará para o discente.

3) Deverá ser informado no e-mail se a qualificação será presencial ou on-line, e por qual sala virtual irá ocorrer a banca de qualificação, google meet ou SIGA.

Antes da Qualificação:

O(a) aluno(a) deverá entregar aos membros da banca o Relatório de Qualificação (link abaixo).

O Relatório será distribuído aos membros da banca pelo discente;

O aluno deve verificar com o membro se ele prefere receber o material impresso ou em PDF (por e-mail) para realizar o procedimento de entrega do texto;

O encaminhamento do trabalho aos membros da Banca é de responsabilidade exclusiva do aluno.

O(a) (aluno)a ou o(a) orientador(a) deverá preencher a Ata de Qualificação (link abaixo). A ata de exame de qualificação deve permanecer com o orientador para as devidas assinaturas após a realização da banca.

Após a Qualificação:

O(a) discente deverá entregar ao final da qualificação a declaração a cada membro que participou da Banca do Exame de Qualificação;

Após a banca, enviar a ata assinada ao e-mail do PPG ou entregar na secretaria a via impressa assinada;

Caso a banca tenha ocorrido de forma virtual pelo google meet o(a) orientador(a) deverá enviar a gravação para o e-mail do PPG: ppg.acl@ufjf.br

No caso de banca virtual

O(a) orientador(a) deverá optar por um dos processos especificados a seguir:

Para qualificações pelo Google Meet:

  • O(a) próprio(a) orientador(a) deverá fazer o agendamento da videoconferência pelo google meet, enviando o link de acesso à sala a todos os membros da banca inclusive para o discente;
  • A qualificação deverá obrigatoriamente ser gravada e enviada ao e-mail do PPG ao final da banca;

Para qualificações pelo sistema da UFJF/SIGA

O próprio PPG enviará o link da sala e a senha de moderador/administrador para o presidente da banca e para o(a) aluno(a), na antecedência que o Programa considerar necessária.

O(a) orientador(a) deverá encaminhar o link de acesso à sala a todos os membros da banca, inclusive aos convidados.

Para acesso por meio do link público (membros da banca e convidados em geral) não é necessário quaisquer senhas.

Não é necessário estar logada no SIGA 3 para ingressar na sala do BigBlueButton. Os participantes precisam apenas do link e o administrador/moderador, do link e senha informados pela secretaria do PPG.

Quando um dos moderadores/administradores (aluno ou presidente da banca), no sistema BigBlueButton, já estiver na sala, os demais membros da banca conseguirão ingressar automaticamente, sem necessidade de permissão por parte do administrador/moderador.

Todos que possuem o link público conseguem acessar a sala de webconferência do sistema BigBlueButton.

A gravação da banca referente às salas fixas no sistema BigBlueButton fica disponível no Siga do criador da sala, ou seja, de um dos servidores da PROPP, e será enviada, automaticamente pelo sistema, para os e-mails das secretarias dos PPGs, sem necessidade de mais nenhuma ação do moderador/administrador. Portanto, não será necessário enviar o link da gravação para a PROPP.

Orientação para as bancas não presenciais

Sobre as gravações da banca de defesa:

A PROPP se preocupa em resguardar os envolvidos em situações adversas, alertando e prevenindo sobre os riscos da circulação de um arquivo gravado e reforçando a importância da segurança digital, mediante um tratamento impessoal e objetivo. Assim, havendo imprescindibilidade de que um aluno ou docente acesse a gravação, é necessário o envio de justificativa fundamentada e do termo de responsabilização anexo corretamente preenchido, considerando ainda que:

a) As gravações da banca são realizadas, exclusivamente, para a PROPP assegurar que a defesa foi realizada apropriadamente na forma virtual e manter registro arquivado. Sendo assim, a utilização para quaisquer outras finalidades não é adequada nem recomendada pela PROPP, conforme diretrizes do anexo à Resolução 01/2020 – CSPP.

b) O §2º do art. 3º da Resolução nº 10/2022 CSPP dispõe que “Somente os interessados (membros da banca e candidato(a)) terão acesso à gravação da sessão, o que ocorrerá mediante solicitação fundamentada ao PPG, e assinatura de termo de responsabilidade”, pois as imagens de todos os participantes da banca são normativamente protegidas.

c) As gravações serão disponibilizadas aos interessados pelos próprios Programas que deverão seguir as orientações acima para tanto.

Documentos:

Modelo de Relatório de Qualificação (formato.pdf, tamanho 385KB)

Requerimento de solicitação de exame de qualificação (formato.docx, tamanho 459KB)

Ata de exame de qualificação (formato.docx, tamanho 460 KB)

Declaração de banca de qualificação (formato.docx, tamanho 457 KB)

Voltar para Área do Aluno