Semana de Abertura do 2º Semestre do PPGACL

Durante os dias 20 a 22 de outubro será a Semana de Abertura do PPG-ACL.

Para iniciar o semestre, as professoras Maria Claudia Bonadio e Renata Zago, com o apoio de docentes do PPG, organizaram três dias de palestras abertas à comunidade acadêmica e ao público interessado. Cada um dos dias contará com a presença de convidados que apresentarão pesquisas que dialogam com as linhas de pesquisa do
programa: Cinema e Audiovisual, Poéticas Visuais e Musicais e Arte e Moda: História e Cultura.

Para assistir às palestras é só acessar o link  (ou a bio do perfil do Instagram do PPG-ACL), fazer a inscrição e acompanhar pelo nosso canal do Youtube.

Os inscritos receberão certificado de participação.

Agradecimentos especiais às nossas mestrandas Camila Vitório, Clara Downey, Juliana Assis e Sylvia Cotta que estão trabalhando conosco na produção e viabilização do evento online.

Abertura:
Dia 20 de outubro às 16h
Ismail Xavier
O som ao redor: arqueologia do vertical moderno no Recife
Mediação: Luiz Carlos Oliveira Jr.

Ismail Xavier é doutor em Letras pela USP e em Cinema Studies pela New York University. Professor emérito da ECA/USP. Autor de diversos livros, dentre os quais O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência (Paz e Terra, 2005 [1977]), Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome (Brasiliense, 1983), Alegorias do subdesenvolvimento (Brasiliense, 1993), O cinema brasileiro moderno (Paz e Terra, 2001) e O olhar e a cena (Cosac Naify, 2003). Como professor visitante, ministrou cursos na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle, na University of Iowa, na University of Leeds e na University of Chicago.

Dia 21 de outubro às 14h
Katia Maciel
Todos os dias eu sonho com o mar
Mediação: Rosane Preciosa (PPG-ACL)

Katia Maciel é poeta, artista, e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza filmes, vídeos, instalações. Participou de exposições no Brasil e no exterior. Publicou diversos livros sobre as relações entre cinema e arte e 6 livros de poemas.

Dia 22 de outubro às 14h
Sandra Koutsoukos
Zoológicos Humanos. Racismo, ciência e espetáculo
Mediação: Maria Claudia Bonadio (PPG-ACL)

Sandra Sofia Machado Koutsoukos é carioca, graduada em belas-artes pela UFRJ, mestre em artes e doutora em multimeios, mídia e comunicação pelo Instituto de Artes da Unicamp. É autora de vários artigos e dos livros Negros no estúdio do fotógrafo. Brasil, segunda metade do século XIX, publicado pela Editora da Unicamp em 2010,
e Zoológicos Humanos. Gente em exibição na era do imperialismo, publicado pela Editora da Unicamp em 2020, resultado de um pós-doutorado realizado também no Instituto de Artes da Unicamp, que contou com apoio da Fapesp.

Dia 22 de outubro às 16h
Aldrin Moura de Figueiredo
O outro lado do império da mata-virgem: o perspectivismo amazônico no modernismo brasileiro
Mediação: Raquel Quinet Pifano (PPG-ACL)

Aldrin Moura de Figueiredo é professor da Universidade Federal do Pará, doutor em História pela UNICAMP, bolsista de produtividade do CNPq. Foi diretor do Centro de Memória da Amazônia, é membro do Conselho Editorial do Senado Federal, Diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e é pesquisador vinculado à
Cátedra João Lúcio de Azevedo (Instituto Camões e UFPA). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e é professor do Programa de Pós- Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará.