Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), e mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com dissertação na área de sociologia da arte e da moda.
Professor do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF) atuante no Bacharelado em Moda, no curso de Especialização em Moda, Arte e Cultura e no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL – Linha de pesquisa “Arte, Moda: História e Cultura”).
Membro profissional do International Committee for Museums and Collections of Costume, Fashion and Textiles (COSTUME/ICOM) e da Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes.
Editor executivo da d’Obras: revista da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM).
Possui experiência nas áreas de Sociologia e História Social, com ênfase em Sociologia da Cultura e Sociologia da Arte.
Seus principais temas de pesquisa são: moda e consumo a partir de uma perspectiva sociológica; globalização e mercados de bens simbólicos com enfoque no setor de luxo; moda, arte e cultura juvenil nas décadas de 1980/1990.
e-mail: henriquegrimaldi.figueredo@ufjf.br