Instruções para homologação de defesa e expedição de diploma / histórico

Primeiras orientações:

O(a) aluno(a), após a defesa, terá um prazo de 90 dias para enviar ao e-mail da secretaria do PPGACL (ppg.acl@ufjf.br) a versão final em PDF da sua dissertação ou tese e o o Termo de Autorização para o Repositório.

Na mensagem do e-mail  deverá ser  informado o número do processo da defesa em que constam a Ata de Defesa: formada pelos documentos “PROPP 01.1: Composição da Banca” e “PROPP 01.2: Aprovação da Defesa e Assinaturas”). Este processo é o do agendamento da banca da defesa.

O discente deverá baixar os documentos “PROPP 01.1: Composição da Banca” e “PROPP 01.2: Aprovação da Defesa e Assinaturas” e anexar ao e-mail.

O discente precisa baixar o Termo de Autorização  localizado no alto da página do Repositório – barra horizontal – documentos. Preencher o termo, imprimir, assinar e digitaliza-lo em PDF.

O Termo de Aprovação, baixado pelo discente do Processo de Tese ou Dissertação, deve ser incluído na dissertação/tese na ordem correta da ABNT (o trabalho acadêmico deve ser normalizado em ABNT, de acordo com o manual da Biblioteca. Verifique informações sobre recursos e atendimento de normalização no site da Biblioteca.

Os procedimentos para a confecção da ficha catalográfica devem ser consultados no site de serviços da Biblioteca.

O Centro de Difusão do Conhecimento informa a toda comunidade acadêmica que já estão disponíveis em seu site as atualizações do Manual de normalização 2023 e Template de trabalhos acadêmicos em word conforme as novas indicações da norma de citações bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR10520/2023).

Abertura do novo processo no SEI:

Após esses procedimentos a secretaria abrirá um novo processo no SEI e disponibilizará acesso integral para o(a) aluno(a).

A secretaria só poderá enviar o processo para a Gerência Acadêmica da PROPP após o orientador do discente dar a ciência no trabalho final. A secretaria fará essa solicitação ao orientador.

OBS.: O discente deve ficar atento às notificações de e-mail enviadas pelo PPGACL e pela PROPP (via SEI) porque pode ser que sejam necessárias correções nos documentos.

Após conferência dos documentos pela PROPP, esta encaminhará o processo para a Biblioteca.

A Biblioteca irá analisar se a formatação da Dissertação/Tese está de acordo com as Normas ABNT e se o aluno inseriu o Termo de Aprovação no trabalho. O prazo de avaliação do trabalho pelo CDC é de 10 dias úteis.

Caso haja algum erro, o(a) aluno(a) será notificado para que proceda a modificação solicitada.

Após o envio do trabalho modificado (se for o caso) o orientador novamente precisará dar ciência no documento para que o PPG envie o processo ao CDC.

O processo tramitará ainda pela Biblioteca, PROPP e CDARA.

Para acompanhar o processo no SEI.

O(a) aluno(a) deve acompanhar todo o processo da homologação de defesa e expedição do diploma.

Ao entrar no processo é possível consultar o andamento, clicando na “lupa”

Quando o processo estiver concluída na CDARA, aguardar por volta de 10 dias e entrar em contato com a Central de Atendimento pelo whatsapp (32) 2102-3911. Pode-se retirar o diploma direto na Central ou pedir o envio pelo correio.

Demais Contatos da Central de Atendimento

Sobre Histórico:

Para retirada de Histórico Escolar de mestrado e doutorado (após a defesa) e Certidão de Conclusão de Curso (anterior à expedição do diploma) o egresso deverá acessar o SIGA e fazer a impressão do documento que terá autenticação eletrônica.

Caso o Histórico necessite de assinatura o pedido deverá ser requerido na Central de Atendimento. Neste caso, incidirá taxa de serviço nos termos da Portaria 13/2018 – PROPLAN / UFJF.