Fechar menu lateral

Linhas de Pesquisa e Área de Concentração

Área de concentração:

Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares

A área acolhe pesquisas advindas de matrizes metodológicas, práticas e teóricas ligadas à arte e à cultura, reunidas em torno da ideia da interdisciplinaridade.

Acolhe subáreas do conhecimento no campo das artes no qual as linguagens artísticas e a cultura são compreendidas como eixos transversais que a fundamentam conceitualmente.

Reúne professores pesquisadores que concebem a pesquisa, a produção artística e a reflexão a partir da mobilização e interlocução de repertórios e subsídios provenientes de variados domínios de pesquisa no campo das ciências humanas, ciências sociais e nos entrecruzamentos com tecnologias.

A interdisciplinaridade está ligada a uma maneira de conceber a arte no mundo atual considerando seu intenso entrelaçamento e aproximação com a cultura de um modo geral. A cultura nesta perspectiva é vista como elemento de hibridação, princípio transformador dos processos artísticos na contemporaneidade.

 

Linhas de pesquisa:

Arte, Moda: História e Cultura

A linha de pesquisa investiga as artes visuais e a moda, em seus movimentos de reflexão e produção, a partir de abordagens teóricas e metodológicas embasadas em processos e interpretações históricas e culturais, na convergência com a área das ciências humanas.

Abarca projetos cujos temas estejam voltados aos processos artísticos, às análises críticas, históricas e sociológicas da arte e/ou da moda, em contextos regionais, nacionais e internacionais.

 

Cinema e Audiovisual

A linha de pesquisa concentra-se em produções práticas e reflexões teóricas sobre o cinema e o audiovisual, com referencial teórico voltado às questões relacionadas à narrativa, à estética e à história do cinema e audiovisual.

Problematiza questões que se articulam com a dimensão autoral, de gênero, análise fílmica e construções narrativas e suas implicações socioculturais, em diálogo interdisciplinar com demais artes e campos do saber.

 

Estudos Interartes e Música

A linha de pesquisa reúne produções teóricas e teórico-práticas que exploram e investigam as relações entre as linguagens artísticas, entre obras de arte, a “justaposição” de dois ou mais sistemas de linguagem, a “transposição” de um sistema por outro, as relações entre “textos”​,​ em dois ou mais sistemas.

A linha também investiga atividades musicais criativas incluindo “música e novas mídias”, “música e outras artes”, “música, ciência e tecnologia”.

 

Voltar para Programa                                                                               Ir para Caracterização do Curso