As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 ocorrem neste final de semana, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, em cinco cidades. Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis esperam o número recorde de 40.202 estudantes nos dois dias de exame. Esta é a 20ª edição do processo seletivo.
As provas começam irrevogavelmente às 13h, horário em que os portões se fecham, e terminam às 17h30. A orientação geral é que os candidatos cheguem aos locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. Já na entrada das salas, os estudantes devem apresentar documento original com foto, não podendo ser cópias digitais ou autenticadas. Além disso, o candidato deve levar o próprio material, sendo canetas de cor azul ou preta e régua com corpo transparente. Lápis, lapiseiras, borrachas e outros materiais estão proibidos nesta edição.
Os cuidados devem ser redobrados com porte de celulares e dispositivos eletrônicos, o que não é permitido. Também é proibida a utilização de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira ou gorro. Apenas poder ser usados adereços que cubram a cabeça ou o rosto, mediante crença religiosa e que tenha sido solicitada condição especializada durante o ato de inscrição da prova. Pessoas com cabelo comprido devem prendê-los para a realização dos exames.
Os candidatos podem acessar o comprovante definitivo de inscrição na Área do Candidato. Nele consta o local onde será realizada a prova. É preciso bastante atenção quanto ao local e ao endereço correto, incluindo o número da sala, para não se perder. Não é necessário apresentar o comprovante impresso para realizar a prova, apenas documento de identificação com foto.
Nas cinco cidades, 65 locais recebem as provas do Pism. Em Juiz de Fora, além do campus universitário que conta com 20 prédios para aplicação de provas, o Pism ocorre em 33 escolas, institutos e faculdades.
Atendimento e recepção
Para atender os candidatos e familiares, uma equipe formada por 150 pessoas da Diretoria de Imagem e da Central de Atendimento irá prestar orientações aos candidatos e familiares no campus-sede, nas linhas de ônibus 545, 555 e 755, além de ficar responsável por cobertura de imprensa, fornecendo informações em tempo real. A proposta é atender e dar suportes para aqueles que procurarem conhecer o local de provas com, pelo menos, um dia de antecedência, como a recomendação.
No campus da UFJF, haverá nove setores de aplicação de provas, sendo que as Faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem vão receber os alunos que solicitaram atendimento especial. Além disso, uma equipe do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) recebe familiares e acompanhantes de candidatos que solicitaram atendimento especial, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A Central de Atendimento funciona normalmente no sábado, entre às 9h e 12h.
Atendimento médico
O processo seletivo contará com dez setores de atendimento médico emergencial, com médico, unidade móvel e kit de emergência. Cinco deles funcionam dentro do campus: próximos aos institutos de Ciências Exatas e Ciências Humanas e às faculdades de Letras, Farmácia e Bioquímica, e Serviço Social.
Os outros cinco pontos de atendimento médico ficarão fora do campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste); Colégio de Aplicação João XXIII; Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac); Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Polivalente); e Instituto Estadual de Educação (Escola Normal).
Transporte
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (Settra) vai disponibilizar mais ônibus das linhas 545 e 555, que vão circular com horários extras nos dias do exame. A linha 545 contará com oito veículos. Além deles, haverá quatro ônibus da linha 555 e um para linha 755 vindo da Zona Norte à UFJF. A orientação geral é usar o transporte coletivo para chegar ao campus.
Os candidatos podem chegar ao campus de ônibus ou de carro. Caso optem pelo primeiro, há linhas de coletivos que entram pelo Pórtico Sul – subindo pela avenida Itamar Franco – e pelo Pórtico Norte – subindo pelo Morro da Glória. Nos dias do Pism, além dos ônibus extras, bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da Central de Atendimento da UFJF vão orientar sobre quais são os pontos de desembarque em cada setor.
O trânsito no campus da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração semelhante à ocorrida no ano passado. Os ônibus e carros particulares poderão acessar o anel viário, incluindo as rotas que levam, de um lado, ao complexo das faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem, e do outro, ao Instituto de Artes e Design (IAD). Motoristas poderão estacionar carros de passeio apenas no estacionamento da Reitoria, na Praça Cívica; no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e no platô Meteorológico. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.
Sabatistas
Diante da conduta da Universidade de respeito às diversidades, os candidatos adventistas terão a oportunidade de fazer as provas em horário especial no sábado, 30, após o pôr do sol, conforme convicção religiosa. Os candidatos que solicitaram esse tipo de atendimento terão até as 13h para entrar nos locais de prova – no prédio anexo do Colégio de Aplicação João XXIII – onde ficarão confinados até o início do exame, às 19h30.
Cantinas
Algumas cantinas do campus da UFJF vão abrir normalmente nas manhãs de realização do Pism 2020. O funcionamento foi acertado para permanecerem abertas até as 11h dos dois dias do exame. A comercialização de produtos, bem como alimentos e bebidas, fora das cantinas é expressamente proibida no campus universitário ao longo do final de semana.
Bombeiros e Polícia Militar
Os atendimentos funcionarão sob demanda ordinária. Em caso de necessidade, a Polícia Militar (PM) estará de prontidão no telefone 190. Além disso, o Corpo de Bombeiros também estará de sobreaviso, em trabalho articulado com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), podendo ser acionados nos contatos 192 e 193.
Leia mais
Pism 2020: o que pode e o que não pode?
Pism 2020: como encontrar meu local de prova no campus da UFJF?
Equipe da UFJF recepciona e orienta candidatos do Pism 2020
Pism 2020: divulgado comprovante definitivo de inscrição
Pism 2020: o que cai em cada dia de prova?
Divulgado resultado do sorteio de fiscais do Pism 2020
UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi
Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br