Ilustração: Vinicius “Goro” Rodrigues/UFJF

Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2020), muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre quais disciplinas são cobradas em cada módulo do vestibular seriado. Para sanar algumas incertezas, o Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu informações para esclarecer essa e outras questões em relação às matérias das avaliações e sobre a pontuação. Os exames ocorrem nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro e o comprovante definitivo de inscrição pode ser acessado na Área do Candidato, a partir desta terça, 19.

Para facilitar a vida do estudante e oferecer um método de ingresso seriado, o Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, aplicados ao final de cada ano letivo, seguindo a etapa de aprendizado a qual o aluno está cursando. Para conquistar uma vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não ser reprovado em nenhum ano do ensino médio. As notas dos pontos de corte, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos pelos candidatos.

Módulo I e II

A pontuação é cumulativa, sendo que os Módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fazem prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada. As questões objetivas valem 1 ponto cada, alcançando um total de 40 pontos. As questões discursivas valem 5 pontos, em que o candidato por obter a pontuação 80.

Módulo III

A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.

No primeiro dia, todos os estudantes fazem prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As provas discursivas para a área de economia e administração são de língua portuguesa, matemática e sociologia. Quem optar por cursos do domínio de exatas faz provas discursivas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos aos cursos da área de humanas precisam discorrer sobre questões ligadas à língua portuguesa, literaturas e sociologia. Já para os candidatos ao campo da saúde, as perguntas discursivas são sobre língua portuguesa e biologia.

No segundo dia de provas do módulo III, todos os participantes fazem prova objetiva de física, química, geografia e história. Para área de economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química.

No módulo III, as questões objetivos valem 1 ponto cada e possibilitam que o candidato alcance o total de 40 pontos. As questões discursivas valem até 100 pontos.

Confira o conteúdo programático para o Pism 2020.

CURSOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.   EXATAS: Ciência da Computação, Ciências Exatas, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Estatística, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação.   HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Cinema e Audiovisual, Design, Direito, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Letras-Libras, Moda, Música, Pedagogia, Psicologia, Rádio, TV e Internet, Serviço Social e Turismo.   SAÚDE: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Correspondência entre cursos e suas respectivas áreas de conhecimento (Fonte: Copese/UFJF)

A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

As provas do Pism 2020 ocorrem das 13h às 17h30, em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, no estado de Minas Gerais; e em Petrópolis e Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro.

Confira o edital completo do Pism 2020

Divulgado resultado do sorteio de fiscais do Pism 2020
UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br