A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o órgão responsável pela gestão de pessoas e pelos processos referentes à administração de pessoal da UFJF. A Progepe atua com programas que incluem a qualificação, o atendimento à saúde e a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores, além de sistemas de avaliação de desempenho.

No decorrer de 2018, a Pró-reitoria trabalhou com diversos assuntos que contribuíram com a otimização dos trabalhos em todas as unidades administrativas e acadêmicas da Universidade.

Flexibilização, ponto eletrônico e otimização
Como aponta a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Castro, a flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos-administrativos teve avanços no ano de 2018, como a divulgação das portarias que implantaram a flexibilização nas unidades. “Com isto,  elas puderam discutir e se organizar para melhor atender aos nossos usuários, oferecendo um trabalho ininterrupto de pelos menos 12 horas para a comunidade ser melhor assistida”.

Reunião entre servidores do Escritório de Mapeamento de Projetos e técnicos da Progepe (Foto: Fayne Ferreira/UFJF)

Apesar de ser uma demanda externa, o ponto eletrônico teve boa parte de seus trabalhos realizados pela Progepe. “Trabalhamos a questão do ponto eletrônico de forma democrática. O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf) esteve junto com a Administração Superior e a Comissão Interna de Supervisão (CIS) promovendo, através do diálogo, as conclusões necessárias para a implantação do ponto”. A pró-reitora avalia os resultados como positivos.

Iniciado em 2017 e consolidado em 2018, o Mapeamento e Otimização de Processos (MOP) resultou na reestruturação dos fluxos de mais de 150 processos administrativos. Kátia afirma que o MOP está promovendo a reorganização da Progepe. “Nossa expectativa é que, além dos servidores da nossa Pró-reitoria, todos os usuários possam aproveitar deste trabalho com um atendimento mais eficaz, com informações mais claras e objetivas”.

Políticas de inclusão
Em 2018 a UFJF recebeu uma demanda ainda maior de alunos com deficiência auditiva. Diante disto, a Coordenação de Formação e Análise de Pessoal (CFAP) realizou a primeira seleção, visando a contratação de profissionais técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste sentido, Kátia ressalta a contribuição da Progepe nas políticas de inclusão promovidas pela Universidade.

“Podemos registrar ainda que, em 2018, nossa Universidade observou as regras de reservas de vagas para pessoas com deficiência nos concursos públicos e processos seletivos, de acordo com as mais recentes diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, e passou a prever o procedimento de heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos e manifestaram interesse em concorrer às vagas reservadas aos negros, nos termos da Lei nº 12.990/2014, explica.

Recrutamento e seleção

No ano passado, 88 novos servidores foram empossados na UFJF, sendo 28 técnico-administrativos, 54 professores do Magistério Superior e seis professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

A pró-reitora destaca ainda a posse de 88 novos servidores efetivos, sendo 28 técnico-administrativos em educação (TAEs), 54 professores do Magistério Superior e seis novos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Além disso, Kátia menciona a publicação de sete editais para a seleção de mais de 70 professores substitutos, que atuam durante o período de qualificação do quadro permanente.

Contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas e do aperfeiçoamento dos Programas de Pós-graduação da UFJF, mais de 40 seleções de professores visitantes foram realizadas em 2018, “permitindo o intercâmbio de conhecimento com professores oriundos de outras universidades brasileiras e estrangeiras”, salienta.

De acordo com Kátia, para 2019, a Progepe edificou e apresentou à comunidade acadêmica uma nova proposta de otimização do processo de seleção de professor substituto, “estabelecendo uma dinâmica de fluxo contínuo, que visa a eficiência no atendimento das demandas institucionais, bem como ameniza os impactos de aspectos contingenciais”.

Capacitação
Mais de 700 processos que visam a progressão e promoção de servidores docentes e TAEs foram operacionalizados pela Gerência de Análise de Progressões e de Afastamentos para Capacitação (Gapac). Quanto aos Técnico-Administrativos em Educação, a Gerência também procedeu à operacionalização de cerca de 190 processos de incentivo à qualificação, para os servidores que concluíram cursos de educação formal (ensino médio, curso técnico, graduação, especialização, mestrado ou doutorado) e 284 processos de progressão por capacitação para aqueles servidores que participaram e concluíram cursos de aperfeiçoamento.

A Administração Superior destinou, em 2018, mais verbas ao Programa de Apoio à Qualificação (Proquali), aumentando a quantidade de vagas para bolsistas na modalidade Pós-graduação de 168 para 197 e mantendo a quantidade de vagas para bolsistas de graduação (37).

O Proquali é um programa destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, conta com 34 bolsistas na modalidade graduação e 197 na modalidade pós-graduação. Kátia explica que, “entre janeiro e novembro de 2018 a Instituição beneficiou 309 servidores. Destes, 42 receberam bolsa na modalidade graduação e 267 na modalidade pós-graduação, totalizando um investimento de R$ 2.218.400 na capacitação de servidores”. Dentre os servidores beneficiários, dez concluíram cursos de graduação, 44 de mestrado e 22 de doutorado.

Reconhecimento

Trabalho de Karine Nery, que atuou no campus de GV por quase dois anos, ficou em primeiro lugar na modalidade Banner em premiação nacional (Foto: Arquivo pessoal Karine Nery)

Dois trabalhos desenvolvidos por servidores da UFJF foram premiados no 38º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O evento ocorreu em setembro, no Instituto Federal de Alagoas, em Maceió. Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar na apresentação da modalidade banner e no eixo temático “Processos, técnicas e instrumentos de pessoas no serviço público” foi entregue a uma servidora da Universidade.

A dissertação de mestrado “Capacitação de servidores: o caso do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares”, apresentada no Programa de Pós-graduação Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública (Caed), pela servidora da Progepe, Karine Nery, trouxe mais uma vez o prêmio para a Universidade. Já o trabalho “Orientação por processos: o caso da reestruturação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF”, apresentado na categoria artigo, também conquistou o primeiro lugar. A pesquisa foi desenvolvida pelos técnico-administrativos Fábio de Figueiredo e Rafael Papa e pelas professoras Lívia Almada e Kátia Maria Castro.

Com o objetivo de reconhecer e divulgar os resultados das pesquisas dos trabalhos referentes a teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas por professores e técnico-administrativos da Universidade em 2017 e 2018, a Progepe, por meio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP), realizou a II Mostra de Teses e Dissertações promovida na semana do servidor. “Em 2018, a novidade foi a divulgação de um “e-book” com os trabalhos apresentados. Isso permitiu uma maior visibilidade para as pesquisas realizadas pelos servidores da Instituição, além de contribuir como incentivo e influenciar a motivação, disseminando conhecimento”.

Avaliação de desempenho
Em 2018, após pesquisa e análise minuciosas das informações obtidas junto a diversos servidores participantes do Programa de Avaliação de Desempenho (Proades), a equipe do Programa verificou a necessidade de uma reformulação, propondo algumas mudanças significativas que pudessem gerar um salto de qualidade.

A Capacitação das Coordenações Setoriais ajudou a solucionar a dificuldade apresentada na construção do Plano de Metas por algumas Unidades de Avaliação. Com isso, foi oferecido, em parceria com o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento – (Procap), o curso de capacitação Gestão do Desempenho, com abordagem do Proades da UFJF. Outra novidade, de acordo com Kátia, foi a utilização da ferramenta “Google Documentos” para o compartilhamento do formulário entre cada unidade de avaliação e a Coordenação de Avaliação do Programa, permitindo uma maior interatividade e dinamismo. “Por meio desta ferramenta, tornou-se possível realizar um “feedback” aos participantes, prezando pela economicidade, celeridade e efetividade, o que contribuiu para uma melhora da qualidade dos planos de metas apresentados”.

Saúde do servidor
A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) desenvolveu, pela primeira vez, o Projeto de Preparação para Aposentadoria, com o objetivo de sensibilizar os servidores com tempo de trabalho próximo à aposentadoria ou recém-aposentados para as vivências próprias deste momento. “Os encontros abordaram aspectos gerais da aposentadoria, qualidade de vida, possibilidades futuras e projetos de vida; educação financeira e representação da trajetória de trabalho na UFJF”.

A Coordenação também promoveu o 3º encontro da Rede dos Núcleos de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), no qual os representantes das unidades presentes trocaram experiências e discutiram sobre projetos de ampliação e fortalecimento da saúde, segurança e qualidade de vida nos respectivos ambientes de trabalho.

Projeto de ginástica laboral passou a englobar 20 setores na UFJF (Foto: Sintufejuf)

Em 2018, o projeto de ginástica laboral passou a englobar 20 setores no âmbito da UFJF e foi desenvolvido o Projeto Yoga e Saúde”, que oferece sessões semanais de Hatha-Yoga com prática de exercícios físicos, respiratórios, de relaxamento, concentração e meditação, amparados pelo arcabouço filosófico do Yoga, com o objetivo de promover a saúde física e mental dos trabalhadores.

Na busca da qualidade para estudantes, foi feita uma aproximação ainda maior com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), trazendo significativo aumento no número de perícias de alunos. Kátia explica que, “em 2017, foram 20 atendimentos e, em 2018, o número chegou a quase 60. Com esse movimento, surgiu a colaboração com o seminário que discutiu o suicídio, organizado pela Proae”.

Recursos tecnológicos
A Coordenação de Administração de Pessoal conduziu, por meio do setor de Assistência à Saúde Suplementar, o processo licitatório que escolheu a permanência da empresa Unimed/JF como plano de saúde dos servidores ativos, aposentados, seus dependentes e pensionistas. “Atualmente o plano de saúde conta com cerca de 8.100 vidas e o novo contrato tem validade de três anos, podendo ser prorrogado por mais dois, a critério da Universidade”.

Além disso, a pró-reitora menciona um novo recurso tecnológico, implantado para facilitar o controle de dados que permitem a comunicação da UFJF com órgãos fiscalizadores. As Gerências de Remuneração (GREM) e de Cadastro (GCAD) implantaram o sistema do E-Pessoal, que permite a apreciação e registro dos atos de admissão e concessão para a Administração Pública Federal e empresas estatais. “Com este novo sistema, todos os registros de pensão e aposentadoria, por exemplo, passaram a ser enviados à Controladoria Geral da União (CGU), de forma totalmente online, sem uso de papel e com mais agilidade”.

Transparência nos processos de redistribuição
Também na Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas (Camp) foram aprovadas novas regras para redistribuição de servidores de outras instituições públicas federais que pretendem trabalhar na UFJF. Agora, as redistribuições acontecerão por meio de editais, que irão permitir a todo candidato que pleitear uma vaga na UFJF a possibilidade de se inscrever. “Antigamente, qualquer servidor de outra instituição federal interessado poderia abrir um processo para trabalhar na UFJF a qualquer momento, mesmo que não houvesse vagas disponíveis para o cargo pretendido – o que prejudicava critérios de seleção, a agilidade nas redistribuições e a transparência desses processos”, argumenta Kátia.

A partir de agora, a Universidade passa a divulgar, por meio de edital, as vagas disponíveis para redistribuição e os candidatos então se inscrevem. “Serão selecionados através de critérios como experiência no cargo pretendido e conhecimentos de ferramentas para ocupação das atividades desenvolvidas”, acrescenta a pró-reitora.

Reestruturação
Os trabalhos desenvolvidos pelo Mapeamento e Otimização de Processos (MOP), através de seu Comitê formado por servidores da Progep, administradores do Escritório de Processos e por professores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), identificaram a necessidade da construção de uma proposta de reestruturação da Pró-reitoria e que será apresentada ao Conselho Superior (Consu) em 2019. “Assim, podemos prever que nossos usuários serão melhor atendidos, através da fluidez, e que serão alcançados pela redivisão dos nossos trabalhos”, finaliza Kátia.

Outras informações
(32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas