A cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, e do vice-reitor, Telmo Ronzani, acontece nesta segunda-feira, 8, em Sessão Solene Ampliada do Conselho Superior (Consu). O evento terá lugar no Cine-Theatro Central, a partir das 20h, sendo aberto ao público e contando com a presença de convidados da comunidade universitária e da sociedade em geral.

Girlene Alves é a segunda mulher a ocupar o cargo de reitora da UFJF. (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Piauiense, Girlene Alves é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mudou-se para Juiz de Fora em 1997 para atuar como professora assistente no Departamento de Enfermagem Aplicada da UFJF, tornando-se professora titular da Faculdade de Enfermagem em 2019. É pós-doutora pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio doutoral no Laboratoire de Psycologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (França). Desde 2016, Girlene ocupa o cargo de vice-reitora na instituição, ao lado do reitor Marcus David. Com sua eleição, torna-se a segunda mulher a ocupar o cargo mais alto da Universidade.

Acompanhando Girlene, o professor Telmo é natural de Rio Pomba, em Minas Gerais. O docente é graduado em Psicologia pela UFJF e titular do Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) desde 2004. Possui mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seu interesse na área de álcool e outras drogas o levou a realizar pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na University of Connecticut Health Center (UCHC), além de outro pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Telmo também já ocupou cargos relevantes, como diretor de Políticas sobre Drogas na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) em 2008. Além disso, colaborou com instituições, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Escolha pela comunidade

Novo vice-reitor, Telmo Ronzani, é professor do Departamento de Psicologia. (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O processo de escolha da Reitoria da UFJF, assim como em todas as Universidades Federais brasileiras, foi conduzido em duas etapas. A primeira consistiu na consulta à comunidade acadêmica, realizada em novembro de 2023. Nesse processo, a professora Girlene e o professor Telmo foram eleitos, com 53,48%, para ocupar os cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, por meio de uma votação que englobou os três segmentos universitários: alunos, professores e técnicos administrativos.

Após receber formalmente o resultado da consulta à comunidade, o Consu elegeu os nomes que compuseram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, à Presidência da República.

A nomeação da professora Girlene para o cargo de reitora da UFJF foi oficializada em ato da Presidência da República emitido em 1º de abril, para um mandato de quatro anos a partir de 7 de abril de 2024, sucedendo ao professor Marcus David, que exerceu a Reitoria em dois mandatos: 2016-2020 e 2020-2024.

Nova equipe da gestão da UFJF

Além de Girlene e Telmo, a nova equipe de gestão é composta por 13 mulheres e 11 homens integrantes da comunidade acadêmica da UFJF. Confira os nomes indicados para as pró-reitorias, diretorias, secretaria-geral e chefia de gabinete da Universidade, na gestão 2024-2028:

Chefe de Gabinete
Raquel Brunelli Machado

Secretaria Geral
Álvaro Quelhas

Diretoria de Controle Institucional
Frederico Augusto d’Avila Riani

Diretoria de Imagem Institucional
Cristiano José Rodrigues

Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio
Rosana Colombara