Professora da Faculdade de Administração, Lívia Almada, participou do grupo de servidores da UFJF premiado com o primeiro lugar na categoria Artigo (Foto: Arquivo pessoal de Lívia Almada)

Dois trabalhos desenvolvidos por servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram premiados no 38º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O evento ocorreu entre os dias 18 e 21 de setembro, no Instituto Federal de Alagoas, em Maceió.

Os servidores apresentaram trabalhos nas categorias “artigo” e “banner” e conquistaram o primeiro lugar nas duas modalidades. Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFJF, Kátia Castro, o reconhecimento do nome da Universidade como propagadora do conhecimento é muito importante. “Neste encontro, pudemos compartilhar conhecimentos e aprender com outras instituições algumas alternativas de sucesso que trazem benefícios para a educação e a pesquisa”, afirma.

Artigo
O trabalho “Orientação por processos: o caso da reestruturação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF” foi desenvolvido pelos técnico-administrativos Fábio de Figueiredo e Rafael Papa, da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan); além da própria pró-reitora de Gestão de Pessoas; e pela professora da Faculdade de Administração, Livia Almada.

Kátia ressalta que a experiência de expor o trabalho sobre o projeto de Mapeamento e Otimização de Processos (MOP), que está em curso na Progepe desde março de 2017, tem se mostrado gratificante. “É uma oportunidade das pessoas verem que o mapeamento e operação de processos podem acontecer na instituição pública, facilitando o nosso trabalho e impactando em toda a Universidade. Mostramos uma experiência de sucesso para que outras instituições possam se inspirar”.

Banner

Trabalho de Karine Nery, que atuou no campus de GV por quase dois anos, e propõe ações de melhorias para a Instituição, ficou em primeiro lugar na modalidade Banner (Foto: Arquivo pessoal Karine Nery)

Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar na apresentação da modalidade “Banner” e no eixo temático “Processos, técnicas e instrumentos de pessoas no serviço público”, foi entregue a uma servidora da UFJF.

Neste ano, a dissertação de mestrado “Capacitação de servidores: o caso do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares”, apresentada, em julho, no Programa de Pós-graduação Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd), pela servidora da Progepe, Karine Nery, trouxe mais uma vez o prêmio para a Universidade.

No trabalho, a servidora, que atuou no campus avançado de Governador Valadares por quase dois anos, apresenta o reconhecimento de atividades de capacitação de técnico-administrativos já desenvolvidas pela Instituição e propõe algumas ações para melhorias. “A UFJF já oferta cursos de capacitação para seus servidores. Mas é preciso reconhecer a necessidade de aprimoramento que possa atender outras reais necessidades da Instituição. De acordo com o diagnóstico constatado na dissertação, propusemos ações com foco na capacitação, gestão por competência e acesso à informação, buscando promover melhorias no campus GV que sejam estendidas à toda a Universidade”, explica Karine.

Ao receber o prêmio, a servidora agradeceu aos colegas de trabalho pelo apoio no desenvolvimento de sua pesquisa. “O trabalho foi fruto do mestrado, mas devo a vocês também, por todo incentivo, e à UFJF, por me permitir crescer pessoalmente e profissionalmente”.

O encontro
O ENDP é realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação local de uma instituição federal de ensino superior a cada edição. É considerado o principal evento da área de recursos humanos das Ifes.

(32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas