Tendo como um dos objetivos a importância da discussão da saúde nos ambientes de trabalho, o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nass) das Unidades Acadêmicas realiza seu terceiro encontro nesta quarta-feira, dia 4, às 10h, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A proposta dos Núcleos está em consonância com a política de atenção à saúde do servidor e o Pró-vida – Programa para Qualidade de Vida dos Servidores Públicos Federais da UFJF. Sendo assim, cada Unidade Acadêmica da Universidade deve possuir um núcleo formado, no mínimo, pelo dirigente do setor, por um técnico-administrativo e por um docente, voltado às questões de saúde no trabalho do setor, propondo ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho. Atualmente, a UFJF conta com 14 núcleos.

Nass e saúde: uma relação possível e necessária

Além de propor formas para se construir relações de trabalho saudáveis em todos os setores da Universidade, estes encontros anuais têm a intenção de estreitar as relações dos Nass com a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

Para a coordenadora do Cossbe, Renata Faria, “a proposta principal desta reunião com os integrantes dos Nass é trabalhar a importância da discussão da saúde nos ambientes de trabalho. A partir do momento que colocamos a relação trabalho e saúde como ponto central, construímos um ambiente melhor”, avalia.

O evento é direcionado aos representantes das Nass, porém este ano foram convidados membros do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes/JF).

A psicóloga da Cossbe e integrante da organização do evento, Leandra Duarte, ressalta que estes debates fortalecem os Núcleos e a relação com a Coordenação. “Desde 2016 estamos realizando anualmente esses encontros, com objetivo de fortalecer os Núcleos e aprimorar o funcionamento da rede. É uma oportunidade de fala das oportunidades para se colocar questões e a Coordenação ouvir as demandas em comum”.

O tema escolhido nesta ocasião foi “Nass e saúde: uma relação possível e necessária” e contará, na mesa de abertura, com a presença da vice-reitora Girlene Silva, enfatizando a importância do tema.

Outras informações: (32) 2102-3908 – Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar do Trabalhador (Cossbe)