A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) finalizou na tarde desta terça-feira, dia 21, a contratação temporária de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que ficará lotado na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no campus sede da instituição.  Já na manhã desta quarta-feira, 22, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, e servidores da Diretoria de ações Afirmativas (Diaaf) reuniram-se com estudantes surdos e coordenadores de curso, para tratar das adequações necessárias para acolhimento e inclusão dos discentes.

Confira o vídeo:

A coordenadora do curso de Educação Física, Selva Maria Guimarães Barreto, e o  estudante Hiago Thales Furtado da Silva estiveram no encontro com a Prograd e a Diaaf. A professora  e o discente destacaram a necessidade de engajamento de toda a comunidade acadêmica, especialmente docentes e técnico-administrativos em educação, no processo de inclusão das pessoas com deficiência na UFJF.

Confira vídeo:

Inclusão versus política de cortes no orçamento

Maria Carmen ressalta que a UFJF, bem como as demais universidades públicas, tem sido penalizada pelos cortes no orçamento e restrição de concursos públicos. A pró-reitora destaca, ainda, que a instituição solicitou, ao Ministério da Educação (MEC), 33 vagas para intérpretes de Libras e outros profissionais, visando a possibilitar o projeto de inclusão das pessoas com deficiência, nos campi de Governador Valadares e Juiz de Fora. No entanto, desse total, apenas três vagas temporárias foram ofertadas. Os contratos temporários têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. A contratação dos outros dois intérpretes temporários está em fase de conclusão.

Desde desde julho de 2017, a UFJF nomeou seis intérpretes efetivos de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com a contratação de um profissional temporário esta semana, são, ao todo, sete novos profissionais.

Outras informações: (32) 2102-3997 – Diretoria de Imagem Institucional

Corte no orçamento e restrição de concursos prejudicam inclusão de pessoas com deficiência