Fechar menu lateral

Critt apresenta dados do primeiro semestre e celebra resultados 

 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste primeiro semestre, apresenta resultados muito positivos em diversos setores do Centro, que incluem aumento no número de atendimentos e de parcerias. O setor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Critt é o grande destaque do período. 

 

No primeiro semestre, 526 clientes foram atendidos pelo Critt com serviços de inovação, marcas, patentes, treinamentos e programas de Empreendedorismo:      

 

Gráfico 1: Clientes atendidos pelo Critt 1°sem/2021 (Fonte: setor de Planejamento & Gestão do Critt)

   

 Atendemos demandas da sociedade em geral: desde a comunidade acadêmica, professores, alunos e técnicos-administrativos em educação até empresas de quaisquer tamanhos e inventores independentes:

Gráfico 2: Perfil dos Clientes atendidos pelo Critt 1°sem/2021 (Fonte: setor de Planejamento & Gestão do Critt)

 

Como uma das atividades ligadas ao trabalho do Critt estão o gerenciamento da propriedade intelectual e da inovação, assim, no primeiro semestre de 2021, foram 5 patentes depositadas, 7 patentes concedidas pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que é o escritório de Patentes brasileiro, 2 registros de programa de computador e 2 registros de desenho industrial. Quanto aos projetos Universidade-Empresa, foram firmados 25 acordos para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) e Contratos de Prestação de Serviços Técnicos Especializados.  Foram inseridas 16 tecnologias em nossa Vitrine tecnológica, estando disponíveis para serem compradas por empresas interessadas em inovar usando tecnologias desenvolvidas na Universidade. 

 Outro serviço que a UFJF, por meio do Critt, realiza é o registro de marcas empresariais, neste semestre, realizamos cerca de 120 atendimentos para a comunidade externa à UFJF.

 

Gráfico 3: Propriedade Intelectual – Comparativo 2020 e 1°/21 realizada pelo Critt 1°sem/2021 (Fonte: setor de Planejamento & Gestão do Critt)

 

Quanto às ações ligadas ao Empreendedorismo, destacamos os principais números no comparativo:

 

Tabela 1: Comparativo triênio 19-21 Programas de Apoio a empresas tecnológicas do Critt – Dados coletados no 1°sem/2021 (Fonte: setor de Planejamento & Gestão do Critt)

 

Ainda, além dos programas voltados para apoiar empresas tecnológicas já existentes, temos uma série de ações direcionadas para quem quer começar a empreender com inovação, desde a ideia inicial, até a montagem do planejamento do negócio. Seguem dados do comparativo de clientes atendidos:

 

Gráfico 4: Clientes atendidos pelos programas de Empreendedorismo do Critt 1°sem/2021 (Fonte: setor de Planejamento & Gestão do Critt)

 

Destacamos, ainda, o laboratório de Ideação e Prototipagem que está sendo criado, o CrittLab, que possibilitará que pessoas da UFJF e fora dela possam desenvolver e validar tecnologias. 

 

Retrospectiva do Critt

 

O Critt, logo no início de janeiro, passou por mudanças em sua direção. Ignacio Delgado, que permaneceu à frente do Centro durante algum tempo e pôde contribuir de forma incisiva para a expansão do Critt, se desligou da Diretoria de Inovação da UFJF e da Direção do Critt para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Assumindo a direção no logo na sequência, o professor Fabrício Pablo Virgínio Campos.

Ainda em modo remoto, devido à pandemia de Covid-19, o Critt continuou com o seu propósito de conectar a inovação e o empreendedorismo à sociedade. Ainda em janeiro, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) concedeu Patente de Formulação Fitoterápica à UFJF pela invenção de pesquisadores da UFJF, trata-se da  “FORMULAÇÃO FITOTERÁPICA CONTENDO EXTRATO DE EMBAÚBA COM ATIVIDADE CICATRIZANTE”.

No mês de março, destacou-se a celebração pelo Dia da Mulher, através da 2ª edição do Programa de Empreendedorismo Feminino Adas Tech. O Programa é organizado pelo Critt da UFJF, a fim de fortalecer o empreendedorismo feminino do Centro e de potencializar a inserção de mulheres neles. Seu objetivo é o de identificar e o de apoiar mulheres – de dentro e/ou de fora da UFJF, de qualquer localidade do Brasil e do exterior – que tenham ideias e/ou negócios de modelos de negócios tecnológicos ou que envolvam inovação (inovação de produto, serviço, modelo de negócio, processo, marketing e organizacional). Ao todo, o Edital recebeu 39 ideias de negócio inscritas, sendo 10 selecionadas para a segunda fase.

Ainda celebrando o mês da Mulher, o setor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) apontou a participação feminina em cerca de 50% dos pedidos de patentes da UFJF, sendo que dos 157 pedidos de patentes feitos pelo Critt, ao longo dos anos, 77 tinham pesquisadoras atuantes nas equipes. O Critt aproveitou a oportunidade para evidenciar histórias de Cientistas e Pesquisadoras que tiveram suas patentes em evidência na Universidade. 

O mês de abril foi de festa para o Critt, pelo aniversário de 26 anos. No dia 28, aconteceu uma cerimônia on-line para celebrar a data. A celebração foi dividida em dois momentos, o primeiro deles contou com a presença do reitor da UFJF, Marcus David e do Diretor do Critt/Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Pablo Virgínio Campos, que além de festejarem o aniversário do Critt, comemoram a aprovação da Política de Inovação da UFJF. O reitor Marcus David enfatizou a importância da aprovação da Política de Inovação da UFJF, segundo ele “a universidade se coloca ao lado de grandes instituições do país, em termos de ter uma normatização interna, que vai possibilitar de forma intensa o processo de parceria entre a universidade e o setor produtivo.”

Já em maio foi iniciada a 6ª edição do Speed Lab, um programa que tem o objetivo de criar startups de base tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação, desenvolvimento do primeiro protótipo do produto ou serviço até o ingresso no mercado. Ainda neste período, o Setor Treinamento promoveu um workshop gratuito sobre cultura e mentalidade ágil, ministrado pelo pesquisador e CEO do Instituto de Educação por Experiência e Prática, Nicolas Giffoni. Ainda no sentido de levar conhecimento ao público do Critt, o Setor de Empreendedorismo promoveu mais uma edição da Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios, o projeto consiste consiste em um conjunto de atividades que tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo, assessorando empreendedores na geração e no desenvolvimento de novas ideias de Negócios.

Ainda em maio, a nova Política de Inovação voltou a ganhar destaque no Critt, no momento, com um número mais amplo de informações e dados.  O documento visa estimular a produção científica e tecnológica, valorizar a cultura inovadora e promover o empreendedorismo, além de estabelecer as orientações para o compartilhamento de infraestrutura, acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e para prestação de serviços tecnológicos entre a Universidade e outras instituições públicas e privadas. Para além da Universidade, a Política será capaz de beneficiar toda a sociedade, uma vez que torna uniformes os processos que envolvem o Critt, a UFJF e seus parceiros, deixando claro, para os últimos, o que eles podem esperar da Universidade; como se usa a sua infraestrutura; como devem ser estabelecidas as parcerias com a Academia, dentre outros pontos. Em outras palavras, ela cria todo um cenário de transparência nas relações entre a Universidade e as empresas – sejam elas públicas ou privadas – permitindo com que o processo de inovação aconteça de modo mais claro e seguro.

Junho foi um mês importante para o Setor de Treinamento, pela 7ª Edição da Semana Qualifique-se. Os eventos aconteceram de forma on-line, sendo abertos ao público, onde foram  disponibilizados diversos cursos gratuitos sobre educação financeira, empreendedorismo, desenvolvimento, inovação, propriedade intelectual, gestão de negócios e entre outros. A Semana Qualifique-se tem o objetivo de transferir conhecimento e contribuir para a capacitação da comunidade acadêmica e externa em diversas áreas. 

Ainda em junho, as equipes de Comunicação e Marketing e Planejamento e Gestão prepararam eventos para celebrar a Política de Inovação e apresentar a nova cartilha de serviços do Critt. Buscando atualizar e simplificar as atividades, o Centro apresenta suas novas cartilhas de serviços. No material, o leitor terá um embasamento mais simples e dinâmico sobre como a UFJF e o Critt ajudam a empreender, a inovar, a fazer parcerias com a UFJF e como depositar uma marca ou patente com a ajuda da UFJF e do Critt

Ações estratégicas para o Parque Tecnológico da UFJF foram evidenciadas em junho, tendo como destaque a realização do primeiro workshop de planejamento estratégico do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR). A reunião foi conduzida pela Fundação Certi em parceria com a equipe de governança do Parque no Critt, e contou com a participação dos profissionais de inovação tecnológica e empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). A Fundação Certi foi contratada pela UFJF para a revisão e desenvolvimento do plano de negócios do Parque. E no workshop a fundação apresentou o estudo realizado de mapeamento do ecossistema de inovação e Empreendedorismo de Juiz de Fora e região, resultado do levantamento feito com os agentes do ecossistema de inovação da cidade para identificar as potencialidades econômicas da região e possíveis áreas de atuação do Parque. 

Em julho, o Critt esteve presente na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em colaboração com a UFJF, que teve como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. O evento trouxe palestras, mesas-redondas e outras atividades on-line, gratuitas e abertas a todo o público, através de transmissões pelo seu canal e pelos canais da UFJF. Os membros do Critt Débora Marques, Leonardo Frossard e Rafael Aquino ministraram o minicurso “WMC-09: Empreendedorismo Inovador da Academia”, que abordou como montar spin-offs acadêmicas e start-ups na academia, discutiu como transferir os conhecimentos acadêmicos e tecnologias para o mercado e o papel dos órgãos de apoio à inovação. O evento, sediado na UFJF, contou com uma programação extensa ligada à inovação, a qual foi transmitida via Youtube do Critt.

Em julho, a UFJF foi selecionada, através do Inerge, para fazer parcerias com empresas usando recursos Embrapii. Desde 2009, a UFJF é a sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (INERGE). Por ser uma rede constituída por mais de 50 pesquisadores em seis universidades (UFJF, UFRJ, UNIFEI, UFF, UFSJ e UFABC), o INERGE tem se destacado através do apoio dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica dessas universidades, ações de divulgação da ciência, cooperações internacionais e, principalmente, apoio ao desenvolvimento contínuo do setor elétrico, através da execução de projetos de P,D&I. Dada a sua inserção nacional e experiência prévia na prospecção e execução de projetos de inovação voltados para o setor de energia elétrica brasileiro, o INERGE, com o apoio decisivo da UFJF e da FAPEMIG, apresentou uma proposta para se tornar uma unidade Embrapii. Após percorrer todas as etapas do processo de seleção, a proposta INERGE-UFJF foi selecionada para se tornar uma unidade Embrapii na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, inclusive as renováveis, posto que essa é a expertise do grupo de pesquisadores que constituem o INERGE. 

Ainda em julho, conhecemos todos os nomes do Comitê para tratar de assuntos relativos à Política de Inovação na UFJF. Segundo o documento que define a Política, compete ao Comitê de Inovação e seus membros diversas funções que visam a colaboração, implementação, regulamentação entre outras questões para o bom funcionamento da Política de Inovação. A Diretoria de Inovação, submetida diretamente à Reitoria da UFJF, coordenará a política de inovação da Universidade, assessorada pelo Comitê de Inovação. Na prática, o Comitê vai ajudar a UFJF nas parcerias institucionais e na celebração de acordos e projetos com empresas públicas e privadas e sobre a propriedade intelectual da instituição. 

Entre janeiro e julho, o Critt, juntamente com o Setor de Gestão de Pessoas, divulgou cerca de 18 bolsas de editais/projetos para estudantes ou profissionais de diversas áreas, para compor o quadro do Centro e/ou relacionados ao Critt. 

 

 

Outras informações:

Setor de Comunicação e Marketing – com.critt@ufjf.edu.br