Critt presente na 73ª Reunião Anual da SBPC em colaboração com a UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a parceira oficial da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. Entre 18 e 24 de julho de 2021, o evento traz palestras, mesas-redondas e outras atividades on-line, gratuitas e abertas a todo o público, através de transmissões pelo seu canal e pelos canais da UFJF.

Cada setor da Universidade ficará responsável pela parte da programação com que mais dialoga. Neste sentido, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) transmitirá as conferências e trabalhos associados à tecnologia, inovação e empreendedorismo em seu canal no YouTube. Ao todo dez encontros, entre segunda e sexta-feira, com destaque para a apresentação no dia 21, quarta-feira, das 9 às 11 horas, que conta com Débora Marques, gerente de Planejamento e Gestão e de Comunicação e Marketing do Critt.

Além dessa semana de encontros, o evento também conta com 34 WEBMinicursos acessados pela plataforma Zoom, onde aulas gravadas já estão disponíveis desde o dia 25 de junho e ficarão no ar até o dia 25 de julho, somente para inscritos. Os interessados ainda podem se matricular, pagando uma taxa, até o dia 18 deste mês. Cada modalidade tem oito horas de aula que devem ser assistidas para a garantia de certificado, sendo duas horas ao vivo. Os membros do Critt Débora Marques, Leonardo Frossard e Rafael Aquino ministram o minicurso “WMC-09: Empreendedorismo Inovador da Academia”, que aborda spin-offs acadêmicas e start-ups e discute transferência de tecnologia para o mercado e o papel dos órgãos de apoio à inovação. A aula ao vivo desta turma será no dia 29 de julho, das 13 às 15 horas.

A programação abaixo mostra todas as transmissões ao vivo que serão feitas pelo canal do Critt no Youtube:

19 de julho [SEGUNDA-FEIRA], das 9h às 11h:

“Diplomacia da Inovação: Oportunidades para o Brasil”, com Guilherme Ary Plonsky (USP), Pedro Ivo Ferraz da Silva (Itamaraty), Almas Taj Awan (UFSCar) e Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira (USP).

19 de julho [SEGUNDA-FEIRA], das 16h30 às 17h30:

“Microscopia como Forma de Arte e de Divulgação Científica”, com Rossana Melo (UFJF) e Hélio Chiarini Garcia (UFMG).

20 de julho [TERÇA-FEIRA], das 9h às 11h:

“Desindustrialização no Brasil”, com Ignácio Delgado (UFJF), Helena Lastres (UFRJ), Renato Fonseca (CNI), Pedro Linhares Rossi (UNICAMP) e Clemente Ganz Lúcio (Centrais Sindicais).

20 de julho [TERÇA-FEIRA], das 16h30 às 17h30:

“Nem Sempre se Vê Mágica no Absurdo: Engenharia e Ciência de Dados em Um Estudo de Caso em Mineração de Opiniões”, com Altigran Soares da Silva (UFAM) e Claudia Linhares Sales (SBPC/UFC).

21 de julho [QUARTA-FEIRA], das 9h às 11h:

“Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo”, com Débora Marques (Critt/UFJF), Marcelo Nakagawa (INSPER), Rita Pinheiro-Machado (INPI) e Gesil Amarante (UESC).

21 de julho [QUARTA-FEIRA], das 16h30 às 17h30:

“O Desmantelamento das Políticas Ambientais no Brasil em Cenários de Pandemia da COVID 19”, com Bráulio Ferreira de Souza Dias (CBD) e Luciana Gomes Barbosa (UFPB).

22 de julho [QUINTA-FEIRA], das 9h às 11h:

“Inovação Aberta”, com Paulo do Carmo Martins (Embrapa Gado de Leite), Guilherme Travasso (COPPE/UFRJ), Ronan Damasco (Microsoft) e Bruno Campos de Carvalho (Embrapa Gado de Leite).

22 de julho [QUINTA-FEIRA], das 16h30 às 17h30:

“Sistema Único de Saúde do Brasil: os Primeiros 30 Anos e Perspectivas para o Futuro”, com Adriano Massuda (FGV/SP) e Rossana Melo (UFJF).

23 de julho [SEXTA-FEIRA], das 9h às 11h:

“Universidade Empreendedora: Desafios e Tendências”, com Alan Ferreira de Freitas (UFV), Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ), Luiz Henrique Catalani (USP) e Leandra Santos Baptista (UFRJ).

23 de julho [SEXTA-FEIRA], das 16h30 às 17h30:

“Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Perspectivas para a Pesquisa no Brasil”, com Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR) e Julvan Moreira de Oliveira (UFJF).

Outras informações:

Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC