Fechar menu lateral

Inscrições abertas para 6ª edição do programa Speed Lab

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou nesta segunda-feira, 3, o período de inscrições para a sexta edição do Speed Lab. O programa tem o objetivo de criar startups de *base tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação, desenvolvimento do primeiro protótipo do produto ou serviço até o ingresso no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 27 de maio por meio deste link

Podem participar grupos de 2 a 4 pessoas, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia de cunho tecnológico do papel, além de se capacitarem para empreenderem em uma startup. O desenvolvimento dos grupos acontecerá através de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias com empreendedores renomados do mercado e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes. Os encontros serão on-line e ocorrerão às segundas e quintas-feiras, das 16h às 18h. 

Fases do programa

Na primeira fase é feito um planejamento de validação do problema e o perfil do cliente, com o intuito de desenvolver as soluções propostas pelas equipes. Ao final da 1ª etapa, as equipes realizam um pitch para uma banca avaliadora que selecionará as startups que irão para a 2ª fase.

Após esse primeiro processo, as equipes começarão a desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e também vão iniciar a captação de clientes. Nesta fase, os participantes irão elaborar pontos de estratégia a partir de ferramentas como Canvas, organizar definições contratuais da equipe, desenvolver plano de marketing, realizar planejamento estratégico e estudo de viabilidade financeira. Ao final, as empresas selecionadas irão expor as ideias elaboradas durante o programa de pré-aceleração para investidores e parceiros em um evento dedicado à apresentação de projetos, o Speed Day.

*Base Tecnológica: (a) atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de novos produtos ou processos que resultam da pesquisa científica e cujo valor agregado advém das áreas de tecnologia avançada: informática, biotecnologia, química fina, mecânica de precisão, novos materiais, etc; (b) aplicação do conhecimento científico, do domínio de técnicas complexas e do trabalho de alta qualificação técnica.

Veja também 

Programa Speed Lab

Inscreva-se para participar da 6ª edição

Dúvidas podem ser encaminhadas para o Setor de Empreendedorismo do Critt por meio do e-mail “pre.critt@ufjf.edu.br”.