Fechar menu lateral

UFJF aprova Política para facilitar parcerias de inovação e empreendedorismo com empresas

Após extenso debate com a comunidade acadêmica, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, no fim do mês de abril, a Política de Inovação da UFJF. O documento visa estimular a produção científica e tecnológica, valorizar a cultura inovadora e promover o empreendedorismo, além de estabelecer as orientações para o compartilhamento de infraestrutura, acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e para prestação de serviços tecnológicos entre a Universidade e outras instituições públicas e privadas.

A publicação da Política de Inovação foi anunciada pelo diretor de Inovação, Fabrício Campos, e pelo reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, durante o evento de comemoração pelo aniversário de 26 anos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). “A publicação (da Política) consolida as ações na área de inovação e transferência de tecnologia e traz diretrizes para o futuro destas iniciativas na Instituição”, afirma Campos.

A Política de Inovação aprovada foi publicada por meio de três dispositivos normativos do Consu: a Resolução nº 17/2021 estabelece as diretrizes da Política e institucionaliza a Diretoria de Inovação; já a Resolução nº 18/2021 regulamenta os procedimentos necessários para a implementação de parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento e de prestação de serviço técnicos desenvolvidos por servidores da UFJF; a Resolução nº 19/2021, por sua vez, define os critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura da Universidade.

Os instrumentos normativos entraram em vigor na data de sua publicação, mas preveem um período de transição e adequação de 45 dias para os acordos que já se encontram em tramitação.

Benefícios ultrapassam os muros da Universidade

Para além da Universidade, a Política será capaz de beneficiar toda a sociedade, uma vez que torna uniformes os processos que envolvem o Critt, a UFJF e seus parceiros, deixando claro, para os últimos, o que eles podem esperar da Universidade; como se usa a sua infraestrutura; como devem ser estabelecidas as parcerias com a Academia, dentre outros pontos. Em outras palavras, ela cria todo um cenário de transparência nas relações entre a Universidade e as empresas – sejam elas públicas ou privadas – permitindo com que o processo de inovação aconteça de modo mais claro e seguro.

Internamente, ela beneficia todo o corpo técnico universitário, representado por professores, estudantes e técnico-administrativos em educação. Isso porque as resoluções aprovadas ajudam a comunidade acadêmica a entender questões como remuneração, número de horas para bolsistas e demais procedimentos e processos necessários para poder fazer a inovação acontecer.

De acordo com a Gerente de Propriedade Intelectual da UFJF, Ana Carolina Antunes Vidon, a regulamentação da Política de Inovação busca adequar a Universidade à Lei da Inovação, garantindo maior segurança jurídica nos processos que envolvem o tema. “O principal benefício da política é o reconhecimento institucional da atividade inovadora na Universidade. A UFJF já realiza a interação no âmbito público e privado com parcerias que visam beneficiar a sociedade como um todo por meio da criação e o desenvolvimento de produtos de caráter inovador. O estabelecimento da legislação demonstra que a Universidade trabalha com ensino, pesquisa, extensão e também com a inovação”, pontua.

Para o reitor da UFJF, a concretização da Política de Inovação coloca a Universidade ao lado das grandes instituições do país. “Temos uma normatização interna que vai possibilitar, de forma intensa, estes processos de parceria entre a Universidade e o setor produtivo para que a ciência e a tecnologia, que já são desenvolvidas em larga escala na nossa Instituição, possam se transformar em inovação e serem apropriadas pelo setor produtivo brasileiro, garantindo não apenas um desenvolvimento regional, mas também de toda a nossa nação”, pondera Marcus David.

Matriz diversificada de possibilidades

O diretor de Inovação da Instituição pontua alguns dos principais destaques da nova legislação aprovada. “Será possível fazer o compartilhamento de laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), com empresas públicas ou privadas, órgãos da administração pública ou com entidades sem fins lucrativos. A regulamentação permite, ainda, parcerias para ações voltadas à inovação tecnológica para consecução de atividades de incubação, condomínio de empresas, coworking ou parque tecnológico, dentre outros”.

Já a Gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques, ressalta a importância das parcerias entre a UFJF e as empresas e dos programas de empreendedorismo. “Quando se está falando de uma Política de Inovação de uma universidade pública como a nossa, estamos falando em trazer para a Universidade um cenário de políticas institucionais que vão possibilitar ao Critt e à UFJF, cada vez mais, somarem quais são as atividades universitárias que estão acontecendo que são ligadas à inovação, para que a gente possa alavancar nos rankings de universidade empreendedora e de universidade inovadora”.

O ex-diretor de Inovação da Universidade, Ignácio Delgado, que deu início às discussões que levaram à adequação da UFJF à Lei de Inovação e à consequente aprovação da Política de Inovação, afirma que este é um marco na história da Instituição. “Resolvemos, com a Política de Inovação, um dos obstáculos para a interação entre a UFJF e as empresas públicas e privadas: a criação de mecanismos que favoreçam o fluxo que leva o conhecimento científico às empresas. Orgulho-me muito de, na gestão do Critt e da Diretoria de Inovação de abril de 2016 a dezembro de 2020, ter contribuído para o resultado agora consolidado pelo Consu”.

Eventos informativos

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas das comunidades acadêmica e externa quanto a todas as questões que envolvem a Política de Informação da UFJF, o Critt irá promover dois eventos – todos de maneira remota.

O primeiro deles é o “CrittTalk – Como a UFJF te ajuda a inovar?”, que acontece no dia 15 de junho, às 15h, através do canal do Critt no YouTube. A iniciativa é direcionada, sobretudo, a toda a comunidade acadêmica, mas membros da sociedade são bem-vindos.

Já o “CrittLive – Como a UFJF te ajuda a inovar?” ocorre no dia seguinte, 16 de junho, às 17h, e é destinado a tirar as dúvidas da comunidade externa quanto à Política de Inovação e a todos os serviços que são oferecidos pelo Centro. A live será transmitida pelo perfil do Critt no Instagram.

Outras informações:

Diretoria de Inovação da UFJF