Fechar menu lateral

Semana Qualifique-se chega a sua sétima edição com diversos cursos gratuitos

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá, entre os dias 07 e 11 de junho  a sétima edição da “Semana Qualifique-se”. O evento on-line é aberto ao público e disponibilizará diversos cursos gratuitos sobre educação financeira, empreendedorismo, desenvolvimento, inovação, propriedade intelectual, gestão de negócios e entre outros. Os interessados em participar devem realizar as inscrição no Sympla. Os cursos serão realizados através da plataforma Conferência Web

 

A Semana Qualifique-se tem o objetivo de transferir conhecimento e contribuir para a capacitação da comunidade acadêmica e externa em diversas áreas. De acordo com a gerente do Setor de Treinamento do Critt, Josane Weber, o intuito é levar o conhecimento para o máximo de pessoas possíveis e cumprir uma das funções do Critt, que é o “fortalecimento da relação entre universidade e a sociedade em geral”. Além disso, Weber também pontua que as temáticas desta edição foram pensadas justamente para levar ao público os conteúdos “sobre as soft e hard skills (habilidades) exigidas pelo mercado atual”.

 

SEMANA QUALIFIQUE-SE 2021/1

PERÍODO: 07 a 11/06/2021

 

Segunda-feira, dia 07/06

16h às 17h: LIDERANÇA E EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Instrutora: Dra. Josane Gomes Weber Oliveira, Dra. em Administração e Mestre em Gestão da Produção pela PUC-Rio, Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Machado Sobrinho, Engenheira Eletricista e Administradora pela UFJF. Servidora atuando no CRITT/UFJF. 

Entre os assuntos a serem abordados estão: Liderança nas organizações, gerente minuto, liderança situacional, perfil do líder no ambiente turbulento, desafios da liderança, reflexões sobre o comportamento humano nas organizações, conflitos e sua adequada gestão, processo motivacional e equipes de alto desempenho

 

Terça-feira, dia 08/06

15 às 16h: GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPRESARIAL E SUA APLICAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS

Instrutora: Profª Msc Patrícia Mara De Souza, Mestre em Administração, especialista em Recursos Humanos, Marketing e em Psicopedagogia. Professora no ensino superior (graduação e pós-graduação). Possui experiência em consultoria empresarial e com trabalho em empresas privadas, assumindo cargos de Gerente de Projetos e Suporte Técnico em Sistemas ERP.

Entre os assuntos a serem abordados estão: A Sociedade do Conhecimento e a Gestão do Conhecimento; dados, informação e conhecimento, criação do conhecimento empresarial, modelos de Gestão do Conhecimento, estudo de caso: aplicação da gestão do conhecimento em uma pequena empresa em Juiz de Fora.

 

Quarta-feira, dia 09/06

15h às 16h: DESAFIOS DO EMPREENDEDOR HOJE E SEMPRE

Instrutor: Prof. Msc Alecir Vitorino Ribeiro, Mestre em Sistemas de Gestão – Universidade Federal Fluminense – área de concentração: organizações e estratégia – linha de pesquisa: responsabilidade social; Pós-graduado em gestão organizacional; graduado em administração geral, experiência como coordenador do curso de marketing, de administração e de Pós-graduações em gestão empresarial e liderança de coaching.

Entre os assuntos a serem abordados estão: Os desafios do empreendedor nos tempos atuais, conceitos básicos e fundamentais; oportunidade x risco: o que é mais ameaçador?; desafios do empreendedor em tempos de pandemia; o processo de Comunicação no empreendedorismo; planejamento e marketing: o desafio de hoje e sempre.

 

17h às 18h: SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS DE CUIDADOS E BELEZA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Instrutora: Letícia Weber Oliveira, Bacharel em Ciências Biológicas, Mestranda em Biologia e Qualidade da Água pela Universidade do Porto, Portugal. Atua nas áreas de sustentabilidade, utilização de recursos hídricos e fitorremediação. Pesquisadora Assistente do CIIMAR- Centro Interdisciplinar De Investigação Marinha e Ambiental em Portugal.  Também atuou no mundo da moda como modelo fotográfico. 

 

Quinta-feira, dia 10/06

9:30h às 11:30h: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL VERSUS PLANEJAMENTO TRADICIONAL

 

Instrutor: Dr.Guilherme de Souza Lima Brito, Graduado em psicologia, pós-graduado em Residência em saúde pública-r1, mestre em Ciências em Epidemiologia das grandes endemias e doutor em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação. Trabalhou para a empresa dinamarquesa de bioinformática CLC BIO – uma empresa QIAGEN – Como “key account manager” e suporte científico ao cliente no âmbito LATAN.

Entre os assuntos a serem abordados estão: Principais diferenças entre o planejamento tradicional e o Planejamento, Estratégico Situacional; Governabilidade de problemas em P.E.S; Vetor descritor de problemas em um plano (vdp); Construção de fluxogramas situacionais; construção de um fluxograma situacional a partir dos descritores em direção as possíveis causas basais do problema no momento, em sua Componente vertical; Nós críticos em um fluxograma situacional em um plano; Árvore de problemas em um plano; Atuação sobre o problema; Análise de viabilidade; Construção da viabilidade; Assessoria tecnopolítica (sala de situação).

 

15h às 17h: GESTÃO DO TRABALHO EM ATIVIDADES REMOTAS

Instrutora: Drª. Sonia Mara Marques, professora de graduação e pós-graduação; atua também em cursos e palestras na área de desenvolvimento de pessoas. Doutora em Administração; mestre em Engenharia de Produção; Especialista em Gestão de Pessoas e em Educação a Distância.

Entre os assuntos a serem abordados estão: Contextualização e futuro do trabalho, mudanças profundas na cultura do trabalho – reestruturações: humana e nos locais de trabalhos, desempenho humano: de contexto e de tarefa, virtualidade, identidade corporativa, relações de poder, a prática: ações para melhorar o próprio desempenho e dos times de trabalho.  

 

Sexta-feira, dia 11/06

9:30h às 11:30h: PERCEPÇÃO DE SOFT SKILLS EM MASLOW E FREUD

Instrutor: Dr.Guilherme de Souza Lima Brito, graduado em psicologia, pós-graduado em Residência em saúde pública-r1, mestre em Ciências em Epidemiologia das grandes endemias e doutor em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE, universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007).

Trabalhou para a empresa dinamarquesa de bioinformática CLC BIO como “key account manager” e suporte científico ao cliente de outubro de 2006 até fevereiro de 2015 no âmbito LATAN.

 

Outras informações:

Setor de Treinamento do Critt – treina.critt@ufjf.edu.br