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Serviços

Empréstimo

Renovação

Reserva

Tablets e Netbooks

Multa

Carteirinha

Declaração de Nada Consta

Normalização

Artigo científico

Ficha catalográfica

Folha de aprovação

Manual 2019

Referências

Trabalho acadêmico (LateX e Word)

Treinamentos

Comutação bibliográfica

DOI

ORCID

Aplicativo da UFJF / Biblioteca

WIFI UFJF

Scanner planetário

Doações

Guarda-volumes

Achados e Perdidos

Visitas orientadas

Infocentro

 

 

Empréstimo

Empréstimo de obras do acervo: este serviço está disponível  aos professores, funcionários, alunos, devidamente cadastrados no sistema. Os usuários da comunidade externa somente poderão usufruir do empréstimo de obras para consulta na própria biblioteca.

O acervo da biblioteca é composto por livros, publicações avulsas (PA’s), obras de referência, material audiovisual, periódicos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses, computador portátil, CD-ROM e DVD.

É necessário apresentar a carteirinha para efetuar empréstimos.

 

1. Consulta Local: As obras das bibliotecas (“consulta” e “domiciliar”) podem ser consultadas no recinto e devem ser emprestadas através do balcão de empréstimos, sendo devolvidas ao final da consulta, no mesmo dia.

2.  Empréstimo Domiciliar: Permite ao usuário cadastrado (identificado através do Cartão de Acesso) o empréstimo domiciliar de obras do acervo de empréstimo domiciliar.

Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos
Alunos e funcionários: até 6 materiais por 14 dias corridos

3.  Empréstimo Especial: Obras “consulta” são excepcionalmente emprestadas nos fins de semana  e devem ser devolvidas no primeiro dia útil da semana após o fim de semana e/ou feriado até às 10h.

4. Obras de referência: não são emprestadas.

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Renovação

O usuário poderá realizar a renovação online por até 4 vezes seguidas através do Meu Pergamum (efetuando o login no SIGA3).

A justificativa de atraso na entrega de material por impossibilidade de acesso à renovação on line não é válida.

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Reserva

A reserva de exemplares e netbooks poderá ser realizada para materiais que estão emprestados, quando não houver nenhum disponível.

O item reservado permanecerá disponível para o usuário solicitante por um período de 24 horas a partir do ato de devolução, sendo respeitada a ordem da lista de espera.

 

As etapas para o processo de renovação e reserva online são:

  1. Fazer login no “SIGA 3
  2. Entrar em “Meu Pergamum”
  3. Escolher em “Serviços” entre as opções “Renovação” ou “Reserva”
Imagem da página Meu Pergamum indicando onde realizar a renovação e a reserva de material emprestado da Biblioteca.

Tela indicando o local para renovações e reservas.

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Tablets e Netbooks

A Universidade Federal de Juiz de Fora dispõe de Tablets e Netbooks para empréstimo somente aos usuários com vínculo na instituição, ou seja estudantes, servidores, professores e residentes.

O material fica disponível apenas na Biblioteca Central. O empréstimo é por 4 dias.

 

tablet

 

 

Regulamento de Empréstimo de Netbook e Tablet

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Multa

O usuário que devolver o material informacional ou a chave do escaninho fora do prazo estipulado está sujeito a cobrança de multa por dia, considerando finais de semana e feriados.

Campus  JF – a multa deverá ser paga na Biblioteca Central

Campus GV – Guia de Recolhimento da União – GRU  com apresentação do recibo nas bibliotecas.

 

Valores das multas

Livros de circulação normal – empréstimo domiciliar : R$ 0,50 por dia e obra

Livros de empréstimo no recinto: R$ 5,00 por dia e obra

Livros “consulta” empréstimo fim de semana: R$ 1,00 por dia e obra

Netbook: R$ 10,00 por dia

Tablet: R$ 5,00 por hora

Chave do escaninho: R$ 5,00 por dia

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Carteirinha

A solicitação deve ser feita por meio do endereço carteirinha.ufjf.br.

Para isso, é necessário que a matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) esteja com status ativo, além de documentos individuais como Registro Geral (RG), comprovante de matrícula emitido pelo Siga e a foto 3×4, produzida e enviada pelo próprio estudante ou servidor. A foto deve ser recente, de frente, com fundo branco, não podendo haver utilização de lenços, chapéus, bonés e óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador.

Para os casos em que a carteirinha encontra-se ilegível ou danificada, deve-se anexar o arquivo digitalizado do documento, sendo imprescindível, no ato da retirada, a devolução da antiga.

Em situações de perda ou roubo, o estudante ou servidor deve anexar arquivo com o Boletim de Ocorrência completo, com data de expedição recente (máximo 30 dias) e documento oficial com foto.

Com a troca de curso ou ciclo, no caso de alunos, é necessário anexar o arquivo com a digitalização da carteirinha atual (frente e verso) para fins de comprovação da posse. Nesse caso, a nova carteirinha somente será entregue se, no ato da retirada, o discente devolver a antiga para descarte.

A retirada da carteirinha é presencial e acontece nas duas unidades do RU. Os horários de funcionamento do campus são de segunda à sexta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h30 às 20h; e aos sábados, das 10h às 14h. Na unidade Centro, de segunda à sexta, das 8h às 14h. A troca do selo de validade continua sendo presencialmente.

Em Governador Valadares, estudantes e servidores podem solicitar a carteirinha através do SAU Alunos SAU Servidores, respectivamente. A retirada do documento é presencial e acontece na Central de Atendimento da Sede Administrativa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Outras informações: (32) 2102-3491 – Restaurante Universitário

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Declaração de Nada Consta

O Nada Consta é o documento que comprova a ausência de débito nas bibliotecas da UFJF.

Será exigido o nada consta em caso de: trancamento de matrícula, transferência para outra universidade, declaração de conclusão de curso e emissão de diploma. Nos casos de alunos de intercâmbio, o nada consta é solicitado pelo setor: Coordenação de Mobilidade Acadêmica.

A solicitação é feita pelo próprio usuário, in loco, no Setor de atendimento da biblioteca central ou por meio de procuração.

Somente após ser verificada a situação do usuário em relação a não existência de pendências de qualquer natureza em seu(s) cadastro(s) na Biblioteca do CDC, o documento é entregue. O Nada Consta tem validade de 3 dias corridos.

Deverá ser exigido dos docentes e técnicos-administrativo do quadro da UFJF, pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), atestado de quitação com a biblioteca (Nada Consta), para os seguintes casos: redistribuição para outra instituição, rescisão de contrato, exoneração e aposentadoria.

São consideradas pendências: livro, netbook, tablet e chave de escaninho emprestados (em atraso ou dentro do prazo de devolução); multas não pagas.

Formandos: só é necessário solicitar o nada consta se estiver com pendência após o prazo estipulado pela biblioteca para regularização de pendências. Este prazo é divulgado no site da biblioteca a cada final de semestre.

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Normalização

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação poderão agendar atendimento na biblioteca central ou na biblioteca do seu curso, para tirar dúvidas quanto à normalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso. O agendamento  poderá ser solicitado através do telefone 2102-3751 ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.

Normalização bibliográfica

Padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Manual de normalização 2019 versão 1.2 ago.2019 (formato .pdf , tamanho 1,13 MB)

Folha de aprovação ABNT – 2019 (formato .odt , tamanho 12 KB)

 

Para teses e dissertações  a Resolução 16/2016 da CSPP normatiza o processo de homologação de defesa de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação.

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Orientações para referências

 

  • MORE – referências ABNT: O Mecanismo on-line de Referências (MORE) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

 

  • APA: O Gerador de Referência APA auxiliará a criar e formatar automaticamente suas citações no estilo APA.

 

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Templates

Disponibilizamos os templates (modelos) normalizados para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, além do artigo científico. Cada revista científica possui suas próprias regras, consulte-as antes de fazer a submissão.

 

Em Word:

 

 

Em Latex:

O arquivo modeloLatexUFJF.zip contém o modelo Latex da UFJF para a edição de teses e dissertações que segue o padrão de formatação da UFJF dentro das normas da ABNT. Após descompactar (extrair) esse arquivo no seu computador, deve-se trabalhar com os arquivos abntbibufjf.cls e modelo.tex em uma mesma pasta, não no arquivo compactado zip. O arquivo abntbibufjf.cls não deve ser renomeado nem editado. O arquivo modelo.tex pode ser renomeado e é para ser editado com o preenchimento dos dados do trabalho de conclusão de curso, da tese ou da dissertação do(a) discente.

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Ficha catalográfica

Onde estão descritas as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

O CDC disponibiliza uma ferramenta que gera a ficha catalográfica automaticamente diante do preenchimento de um formulário. As orientações de preenchimento dos campos estão abaixo e no botão de informação  dentro de cada campo do formulário.

 Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do usuário.

Os campos com asterisco (*), são obrigatórios.

São eles: Nome do autor, sobrenome do autor, título do trabalho, trabalho, unidade acadêmica, instituição, nome do orientador, sobrenome do orientador, ano, descrição física, assunto.

Campos

Descrição / exemplos

Nome do Autor*

 é responsável direto pela redação da obra. Informe seu  nome juntamente com os primeiros sobrenomes,  incluindo  as preposições (se for o caso).

Ex.: João da Silva e

OBS:   Apenas as letras iniciais em maiúsculo.

Sobrenome do autor*

 digite seu último sobrenome. Apenas  as letras iniciais em maiúsculo.

 Exemplo:
 Luiz Dias Almeida (Luiz Dias = nome

 Almeida = sobrenome)

 Luiz Dias Júnior (Luiz = nome

 Dias  Júnior = sobrenome)

Título do trabalho*

 informe o título do seu trabalho conforme  consta no  documento. Somente a primeira letra e os nomes próprios em letras maiúsculas.

Subtítulo do trabalho

 informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta no  documento. Somente os nomes próprios em letras maiúsculas

Trabalho*

 tipo de trabalho produzido. Em seguida, selecione o  curso  ou Programa de Pós Graduação ao qual você  pertence e  apresentou seu trabalho.

Unidade Acadêmica*

 selecione a unidade acadêmica à qual está vinculado  seu    curso ou programa de pós graduação.

Instituição*

 Selecione UFJF ou em caso de programa  interinstitucional,  selecione UFJF / UFV.

Nome do Orientador*

 digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras  iniciais em maiúsculo. Não incluir títulos como Dr. ou Msc.

Sobrenome do orientador*

 digite o último sobrenome do orientador.

Atenção: Caso seja uma orientadora, marque a caixa.

Nome do coorientador

 digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Não incluir títulos como Dr.  ou Msc.

Sobrenome do coorientador

 digite o último sobrenome do coorientador.

Atenção: Caso seja uma Coorientadora, marque a caixa.

Ano*

 registre o ano em que o trabalho  foi defendido e entregue.  Registre  na forma yyyy. (ex: 1990).

Descrição física*

 registre o total de folhas (impressão somente no anverso) ou páginas (impressão no verso e anverso).

Ilustrações

 marque esta opção, caso seu trabalho possua ilustrações (fotografias, mapas, desenho, fluxograma etc.).
Assunto (s)*

 Informe no mínimo uma e no máximo cinco palavras-chave  do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que  representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer  em ordem decrescente de importância. Evite termos  redundantes ou repetitivos.

 

Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha de identificação da obra, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:

Observações:

ficha catalográfica é gerada em formato A4, com base em informações fornecidas pelo usuário e deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.

 

Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFJF:
Serviço de  Atendimento ao Usuário
E-mail: atendimento.cdc@ufjf.edu.br

Mais informações pelo telefone (32) 2102 3767

 

CRÉDITOS

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de Juiz de Fora. Maria Alice Soares de Castro,  Analista de Sistemas da Seção Técnica de Informática – ICMC-USP, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do software, encaminhou os códigos-fonte de seu sistema de elaboração de fichas catalográficas. A adaptação foi realizada por Cristina Perantoni, Analista de Sistemas do CGCO / UFJF e Bibliotecários do CDC / UFJF.

REFERÊNCIAS

CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 23 out. 2012

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Treinamentos

O Centro de Difusão do Conhecimento realiza treinamentos para estudantes e professores com demonstração dos serviços e recursos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFJF. Os treinamentos são oferecidos em agenda disponível na secretaria do CDC e podem ser solicitados para turmas com no mínimo 15 estudantes pelo telefone: 2101-3751 ou pelo e-mail: atendimento.cdc@ufjf.edu.br ou ainda com o bibliotecário da Unidade Acadêmica.

 

– Normalização Bibliográfica – ABNT

– Portal de Periódicos da Capes

– Bases de dados (ebooks, normas técnicas, artigos)

– Uso da biblioteca – Sistema Pergamum

– Gerenciador de bibliografias

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Comutação bibliográfica

COMUT, serviço coordenado pelo IBICT, permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

artigos de periódicos técnico-científicos;
capítulos de teses e dissertações;
anais de congressos nacionais e internacionais;
partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.
Este serviço é prestado no setor de periódicos na Biblioteca Central.

É importante pesquisar antes se o material desejado está disponível nas seguintes fontes de informação: Portal de Periódicos da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br), nas fontes de informação assinadas pela UFJF; na BDTD e nas bibliotecas da UFJF.

Caso não encontre de forma gratuita e deseje fazer a solicitação pelo COMUT o usuário deverá preencher as informações solicitadas no formulário e encaminhar para o e-mail periodicos.cdc@ufjf.edu.br.

Após a análise, será enviado um e-mail com o retorno. Caso o documento seja localizado, o usuário deverá ir até a Biblioteca Central para efetuar o pagamento integral do material solicitado. Caso este não seja encontrado pela busca simples do COMUT, o usuário poderá autorizar a busca monitorada:

  • Busca monitorada nacional: a biblioteca entrará em contato com o usuário indicando que o artigo não foi localizado pela busca simples e orientando quanto a busca monitorada nacional. A busca monitorada nacional custa mais 2 (dois) bônus. Caso o usuário não faça essa opção, poderá ter o valor pago pela busca simples reembolsado. Caso o usuário autorize a busca monitorada nacional, deverá se dirigir à biblioteca para efetuar o pagamento previamente.
  • Busca monitorada internacional: a biblioteca entrará em contato com o usuário indicando que o artigo não foi localizado pela busca monitorada nacional e orientando quanto a busca monitorada internacional. A busca monitorada internacional custa mais 4 (quatro) bônus. Caso o usuário não faça essa opção, poderá ter o valor pago pela busca monitorada nacional reembolsado. Caso o usuário autorize a busca monitorada internacional, deverá se dirigir à biblioteca para efetuar o pagamento previamente.

 

O documento solicitado é enviado por e-mail.

Os valores para solicitação estão descritos abaixo:

COMUT R$ 2,20 (a cada 5 páginas)
COMUT – monitorada nacional (2 bônus) R$ 4,40 (cada artigo)
COMUT – monitorada internacional (4 bônus) R$ 8,80 (cada artigo)

 

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DOI

 

O DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. Ele faz essa identificação exclusivamente em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web. Artigos, periódicos, imagens, copyright, livros, capítulos de livros e qualquer conteúdo digital pode receber um código de especialização DOI. Ele facilita a busca em campos digitais e valoriza a legitimidade dessa publicação.

O DOI é formado por uma junção de códigos no seu prefixo e sufixo. O prefixo é usado para encontrar o banco de dados de uma editora e o sufixo é definido pelos responsáveis pela publ

icação, como os periódicos científicos. O DOI também relaciona o Currículo Lattes com o site do periódico em que o artigo publicado se encontra e é valorizado pela criação de hiperlinks entre arquivos.

Para solicitar o código, é preciso entrar em contato com a CrossRef, agência de registro de DOI sem fins lucrativos.

Informações sobre o DOI na UFJF: (32) 2102-3759
Maiores informações: https://www.crossref.org/

 

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ORCID

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Em 22 de maio de 2018 foi assinado o Consórcio Brasileiro ORCID, congregando esforços do CNPq-CAPES-IBICT-CONFAP-RNP-SciELO para integração de sistemas de identificação e bases de dados nacionais ao registro ORCiD.

Informações sobre ORCID na UFJF: (32) 2102-3759
Maiores informações e cadastro no Orcid: https://orcid.org/

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Aplicativo da UFJF / Biblioteca

O UFJF App é um canal moderno e com novas possibilidades de interações entre a comunidade acadêmica e a Instituição.

Através do aplicativo é possível renovar o empréstimo e efetuar reservas de livros além de consultar o acervo da Biblioteca.

 

                                                                              

 

 

 

 

 

 

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WIFI UFJF

Veja os tutoriais para acessar a rede WIFI da UFJF:

Android,

ios,

Windows,

Ubuntu

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Scanner planetário

As bibliotecas do CDC disponibilizam Scanners Planetários A3. São equipamentos de autoatendimento que permitem a digitalização dos documentos possibilitando salvar o material em pendrive, enviar por e-mail ou via Dropbox.

 

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Doações

Para encaminhar doações às bibliotecas do CDC é preciso preencher todos os campos do formulário, o qual está disponível para download logo abaixo, e encaminhar o mesmo para o e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br. Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não por parte da biblioteca pela possível doação.

 

Formulário para doação de livros (formato .odt, tamanho 28 KB)

Formulário para doação de periódicos (formato .odt, tamanho 20 KB)

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Guarda-volumes

Para que possa ter acesso ao acervo da Biblioteca Universitária é necessário que o usuário, guarde seus pertences particulares, em escaninho fechado. Para usá-lo, o mesmo deve se dirigir ao balcão de Atendimento ao Usuário.

O armário de guarda-volumes é para uso exclusivo dos usuários durante sua permanência na Biblioteca.

O material guardado ficará trancado e o usuário se responsabilizará pela chave em seu poder, que será fornecida através de empréstimo (com carteirinha) efetuado pelos funcionários da biblioteca.

É expressamente proibida a saída do usuário da biblioteca portando a chave.

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Achados e Perdidos

Todo material esquecido por usuários dentro da biblioteca, é direcionado para o balcão de atendimento onde é registrado e se mantêm até que seja solicitado pelos usuários ou encaminhado para descarte.

Em caso de documentos oficiais (rg, cpf carteirinhas), só poderão ser retirados pelo proprietário. Estes ficam organizados no expositor no hall da biblioteca.

As carteirinhas da UFJF são encaminhadas para o RU semanalmente.

 

 

Materiais perdidos são descartados de acordo com a tabela abaixo:

 

MATERIAL

PRAZO PARA DESCARTE

Documentos

1 mês para documentos oficiais – após este período os documentos serão encaminhados para os correios;

Carteirinhas

Toda segunda feira as carteirinhas serão enviadas para o RU;

Material de papelaria

6 meses – após este período o material será descartado

Chaves e outros

6 meses – após este período o material será descartado

 

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Visitas orientadas

A Biblioteca Universitária disponibiliza visitas orientadas para apresentação do espaço, serviços e acervos da biblioteca. O agendamento deve ser feito pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br ou pelo telefone 2102-3761.

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Infocentro

Centros equipados com microcomputadores conectados à Internet, disponibilizados para funcionários, professores e alunos. Na Biblioteca Central também pode ser utilizado por usuários da comunidade em externa. São administrados pela Pró-reitoria de Infraestrutura (ProInfra).

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