Mais de 34 mil estudantes se preparam para realizar as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) nos dias 3 e 4 de dezembro. Os candidatos devem ficar atentos aos horários, pois os portões de acesso ao locais de prova serão fechados, impreterivelmente, às 13h.

O vestibular seriado acontece em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e em Volta Redonda. Confira as principais informações: 

Pism recebe maior número de inscrições e tem menor índice de ausência

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplicou no último final de semana, 3 e 4 de dezembro, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O balanço, realizado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), indica aumento do número de inscritos, de 30.342 na edição anterior para 34.544, e a redução quantitativa e percentual de ausentes, sendo que 4.840 (15,9%) não compareceram ao Pism 2022 e apenas 4.610 (13,3%) não realizaram as avaliações do Pism 2023.

UFJF encerra Pism 2023 com saldo positivo

Encerrou no domingo, 4, o segundo e último dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. O exame foi aplicado nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Não houve registros de ocorrências fora do esperado pela organização. O gabarito, anterior aos resultados de recursos, foi divulgado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Questões relacionadas aos povos indígenas têm destaque nas provas do primeiro dia do Pism 

O portal da UFJF buscou  as impressões de estudantes sobre o primeiro dia de provas do certame, no  sábado, 3. Entre os temas presentes no exame, a questão dos povos indígenas no Brasil foi a mais citada pelos candidatos. As desigualdades socioeconômicas e de oportunidades entre diferentes camadas sociais do país também chamaram a atenção dos concorrentes.

Confira os gabaritos.

Candidatos apontam expectativas para o segundo dia do Pism

Os candidatos chegaram ao campus, geralmente, acompanhados por amigos e familiares, movimentando o local, especialmente a partir das 10h. A instituição encerra hoje a avaliação do programa seriado, que reúne cerca de 34 mil inscritos. Dentre os 34.559 estudantes inscritos no Pism, o balanço feito pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) registrou o não comparecimento de 4.477 candidatos no primeiro dia, o que representa 14,9% de ausência nas cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

UFJF conclui aplicação de provas do primeiro dia do Pism

Neste sábado, os candidatos do Pism I e II responderam a questões objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já os candidatos do Pism III responderam a questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. As disciplinas das questões discursivas são específicas de acordo com a área do curso escolhido. Os gabaritos serão publicados no domingo, 4, a partir das 19h no site da Copese.

Atendimento especializado do Pism promove acolhimento de pais e acompanhantes

Cerca de 300 inscritos foram recepcionados pela equipe de atendimento especial do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Por condições físicas, clínicas ou psicológicas, eles solicitaram os recursos, em Juiz de Fora e Governador Valadares. No campus sede, esses participantes foram alocados nas faculdades de Enfermagem (módulo I); Odontologia (módulo II) e Farmácia (módulo III) e, além disso, contaram com uma equipe de apoio de médicos e psicólogos para qualquer possível intercorrência. A maior parte das solicitações foram feitas por pessoas com deficiências físicas, auditivas e intelectuais, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), surdez e pessoas com diabete, em decorrência do uso de insulina,

Candidatos já movimentam o campus no primeiro dia do Pism

Neste final de semana, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  acolhe os milhares de candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Toda a cidade registra a movimentação do processo, que conta com 34 mil inscritos alocados em 23 locais de prova, além do campus.

Às 8h os primeiros candidatos já começavam a chegar à Cidade Universitária, sendo que a movimentação se intensificou a partir das 10h30. A equipe do receptivo já estava a postos para atender os participantes e seus acompanhantes, dando orientações em relação ao que é permitido durante as avaliações, os documentos oficiais que são válidos e como chegar às faculdades e institutos.

Mais de 34 mil estudantes fazem provas do Pism neste final de semana

Mais de 34 mil estudantes farão provas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As avaliações acontecem entre 13h30 e 17h30, no entanto, os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. Para fazer a prova, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas. Também é preciso levar caneta azul ou preta de corpo transparente.

São esperados 19.300 inscritos em Juiz de Fora; 5.454 em Governador Valadares; 3.918 em Muriaé; 3.628 em Petrópolis; e 2.180 em Volta Redonda. O maior número de candidatos está concentrado no módulo I, 19.072 alunos; 8.928 no módulo II; e 6.435 no módulo III.

Os candidatos devem se planejar para saírem com antecedência, evitando o engarrafamento e imprevistos. Veja aqui as orientações sobre trânsito e transporte.

Antecedência é fundamental: como chegar aos locais de provas do Pism?

A orientação, principalmente para quem irá fazer provas no campus, é conhecer o local com antecedência para evitar possíveis imprevistos, e sair cedo de casa. O trânsito fica intenso próximo ao horário das provas e os prédios das faculdades e institutos dentro do campus são distantes uns dos outros. As subidas até alguns prédios são íngremes para quem está a pé. As provas começam às 13h30, sendo que os portões abrem às 12h00 e fecham, impreterivelmente, às 13h. Atrasos não são tolerados.

Petrópolis determina o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados

Candidatos do Pism que farão as provas em Petrópolis devem ficar atentos, pois o Comitê Científico determinou o retorno do uso de máscaras em ambientes escolares e no transporte público e escolar devido ao aumento de casos de Covid-19. A determinação se baseou nos quadros epidemiológicos do município e no crescimento do número de casos relacionados a síndromes respiratórias agudas graves.

Já em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda, a utilização de proteções faciais continuam facultativas, indicadas para pessoas com sintomas gripais ou que sintam a necessidade de usá-la.

UFJF organiza equipe de receptivo para orientar candidatos do Pism

Para recepcionar os candidatos, em Juiz de Fora, uma equipe organizada pela Diretoria de Imagem Institucional estará alocada nos locais de exames pela cidade e nos ônibus que dão acesso ao campus, orientando os participantes. A equipe estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

Pode e não pode: como se planejar para o Pism

Com a aproximação do Pism, os mais 34 mil candidatos se preparam, não apenas para as provas, mas para seguir os protocolos exigidos no edital. As principais dúvidas foram reunidas pelo Portal da UFJF para garantir que todos concluam o processo sem imprevistos. Não seja o atrasado do Pism!

Mais de 300 estudantes terão atendimento especializado no Pism

Para promover a equidade no acesso ao ensino superior, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) realiza, durante as provas do Pism, ações de apoio aos inscritos que possuem, comprovadamente, alguma deficiência ou condição que requer cuidados especiais. Além da atuação no atendimento especializado, o Núcleo também retorna com as atividades de acolhimento aos acompanhantes dos estudantes para um momento de troca de experiências. 

Reunião com autoridades locais define esquemas operacionais para o Pism

Representantes da UFJF se reuniram com autoridades locais para organizar as mobilizações necessárias para a realização das provas do Pism. A reunião contou com a presença da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, da Central de Atendimento (CAT), das coordenações de Vigilância e Transporte, todos da UFJF; além de representantes da Polícia Militar (PM), dos Bombeiros e das secretarias de Mobilidade Urbana (antiga Settra) e de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

UFJF divulga a relação de candidato por vaga do Pism

A UFJF disponibilizou a relação de candidato por vaga do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Nesta edição, cerca de 6.400 estudantes disputam as 2.253 vagas oferecidas em Juiz de Fora e em Governador Valadares. 

Mais concorridos por grupo

Grupo A: Psicologia, com 14 candidatos por vaga.

Grupo B: Enfermagem , 24,5 candidatos por vaga.

Grupo C: Ciências da Computação Integral, com 18,67 candidatos por vaga.

Grupo D: Ciência da Computação Integral e Enfermagem, 7 candidatos por vaga

Grupo E: Psicologia com 23 candidatos por vaga.

UFJF divulga comprovante definitivo de inscrição do Pism 

O Pism reúne mais de 34 mil inscritos, sendo cerca de 19 mil em Juiz de Fora, e outros 15 mil nas demais cidades. É necessário observar com atenção o local de provas, que podem ser conferidos no comprovante definitivo de inscrição, na Área do Candidato.

Outras informações: copese@ufjf.br  

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF