Atualizada às 9h49 do dia 5/12/2022, corrigido o percentual de ausentes

Segundo dia de provas começa com encontros e novas expectativas (Foto: Carolina de Paula)

Precaução, organização e expectativas – assim começou o segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no domingo, 4. Os candidatos chegaram ao campus, geralmente, acompanhados por amigos e familiares, movimentando o local, especialmente a partir das 10h. A instituição encerra hoje a avaliação do programa seriado, que reúne cerca de 34 mil inscritos. 

“Desejo a todos os estudantes uma boa prova e espero que tenham tranquilidade para o desenvolvimento das questões”, comentou a pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Francisco Farah. Segundo ela, a expectativa é de que o segundo dia de avaliações corra sem imprevistos, dentro do que foi planejado pela instituição.

Balanço de ausentes

Dentre os 34.559 estudantes inscritos no Pism, o balanço feito pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) registrou o não comparecimento de 4.477 candidatos no primeiro dia, o que representa 12,9% de ausência nas cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Em Juiz de Fora, mais de 17 mil estudantes compareceram aos locais de prova e 2.254 candidatos estiveram ausentes, com um percentual de ausência equivalente a 11,7%. Veja na tabela:

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, considerando o momento de pós-pandemia e a retomada de atividades presenciais, principalmente da área acadêmica, a presença dos estudantes, no primeiro dia, foi muito significativa. “Foi um percentual de ausência menor que de anos anteriores, o que demonstra que os estudantes estão empolgados em continuar o processo e, que aqueles que chegaram ao último módulo, têm interesse em ingressar em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, como é o caso da UFJF.”

Expectativas

Isaac veio de Itaperuna para tentar uma vaga em Medicina (Foto: Gustavo Pereira)

Alocado no Instituto Metodista Granbery, Isaac Machado Francisco Oliveira, candidato ao curso de Medicina pelo Pism III, veio de Itaperuna (RJ). Antes das provas buscou conhecer também o campus e a Faculdade de Medicina. Disse que sentiu dificuldade em Matemática, mas avalia que foi bem nas questões discursivas. Neste domingo, 4, ele faz as provas objetivas de Física, Química, História e Geografia. “Estou com medo das provas de Física, mas, em relação às outras disciplinas, estou bastante tranquilo. Apesar de sentir que não me preparei o suficiente, estudei os conteúdos que caíram nos últimos três anos, o que me deixa aliviado”, avalia ele que espera contar com apoio da UFJF, em especial, da Moradia Estudantil.

Vindos de Matias Barbosa, os amigos Rodolfo Fernandes e Maria Eduarda Lourenço estão no módulo III e optaram pela cota D – para pessoas pretas, pardas e/ou indígenas com ensino médio integral em escola pública. Enquanto ele tem vocação para a área de Humanas, e está inscrito em Geografia, ela optou pela Saúde, especificamente, pela graduação em Enfermagem. Já no campus às 9h30, eles preferiram não arriscar. “Na última edição do Pism, cheguei faltando dois minutos para fechar os portões porque o trânsito ficou bem engarrafado. Dessa vez, cheguei cedo para não cometer os mesmos erros”, comenta Fernandes.

Maria Eduarda Lourenço chegou muito em cima da hora na edição anterior e, este ano, não quis arriscar – às 9h30 já estava no campus (Foto: Gustavo Pereira)

Maria Eduarda ficou receosa com as questões do primeiro dia do Pism, mas aponta que após ler com calma e respirar fundo, percebeu que tudo estava sob controle e que a maior dificuldade foi encontrada nas questões discursivas de Biologia. Hoje irá fazer provas objetivas de Física, Química, História e Geografia e nas competências específicas serão cobradas Física e Química. “Não estudei muito, mas, de toda forma, acho importante tentar o Pism, pois é uma oportunidade a mais de prestar apenas as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).”

Corrida para não perder o horário

Maria Eduarda Silva teve que correr para conseguir chegar a tempo ontem nas provas (Foto: Carolina de Paula)

No sábado, a inscrita no módulo II do Pism, Maria Eduarda Silva de Oliveira, precisou correr pela subida da Gentil Forn até a entrada do Pórtico Norte, no bairro São Pedro, para conseguir chegar no horário. Faltando 10 minutos para às 13h estava na Faculdade de Letras. Neste domingo, se antecipou e avalia a prova:  “Achei os exames do módulo II mais fáceis que os do módulo I. As questões foram bem organizadas. Ontem duas questões me chamaram atenção, principalmente, as de Geografia, relacionadas às fugas das multinacionais do Brasil e a dos migrantes do Nordeste que  voltam para a sua terra natal. Acho que hoje as provas serão mais difíceis, em decorrência das disciplinas que serão cobradas, mas acredito que vai dar tudo certo, pois a prova está muito bem organizada”, finaliza. 

Outras informações: copese@ufjf.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF