Equipe estará vestindo coletes e poderá ajudar os candidatos sobre os locais de prova (Foto: Carolina de Paula)

Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já se prepara para receber os mais de 19 mil estudantes que fazem as avaliações em Juiz de Fora. A cidade começa a se movimentar na véspera e segue com fluxo intenso no final de semana de provas, 2 e 3 de dezembro.

Para recepcionar os candidatos, uma equipe organizada pela Diretoria de Imagem Institucional estará alocada nos locais de exames pela cidade e nos ônibus que dão acesso ao campus, orientando os participantes. A equipe estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

O objetivo é tirar dúvidas de estudantes e acompanhantes, orientando, principalmente, quanto ao trajeto até os locais de provas e sobre os itens proibidos e permitidos na hora das avaliações. Veja aqui o que pode ou não pode usar na prova.

De acordo com o coordenador da equipe de Receptivo, Bruno Ribeiro, a iniciativa reflete a preocupação da Universidade em acolher e dar apoio aos candidatos e familiares durante a realização do Pism. “Nossa ação é oferecida por poucas instituições do país e demonstra o quanto a UFJF se dedica em orientar os candidatos para evitar possíveis dificuldades que possam fazer com que o estudante perca o horário ou não encontre os locais de prova.”

Ribeiro percebe que, desde que foi implementada, ação traz resultados positivos para a Instituição e repercute bem entre os candidatos e acompanhantes. “Mesmo com o apoio da nossa equipe, é fundamental que os estudantes cheguem cedo aos locais de prova e que conheçam o ambiente com antecedência para evitar imprevistos, principalmente, os relacionados a transporte e trânsito.”

Atendimento especial

A UFJF oferece, ainda, oferece o acolhimento de pais, responsáveis e/ou acompanhantes dos estudantes que solicitaram algum recurso especial para fazer as provas do vestibular seriado. Esse público será direcionado para um espaço específico onde será possível conhecer as ações do Núcleo de Apoio à Inclusão e trocar experiências, aguardando a saída dos candidatos das provas.

Fique atento

As provas do Pism serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, reunindo 34 mil inscritos. O local de prova está no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato. A recomendação é que o estudante visite o local da prova com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes dos portões se fecharem. Vale lembrar que os portões serão abertos às 12h e fecham, impreterivelmente, às 13h

O candidato deve portar algum documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Outras informações: copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf