Atualizada às 9h49 do dia 5/12/2022

Notas do módulo III saem no dia 19 de janeiro de 2023; e dos módulos I e II em 14 de março (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou neste domingo, 4, o segundo e último dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. O exame foi aplicado nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Não houve registros de ocorrências fora do esperado pela organização. O gabarito, anterior aos resultados de recursos, será lançado a partir das 19h no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, os eventos do dia seguiram conforme o planejado. “Os candidatos já conheciam seus locais de prova, já estavam mais atentos ao momento de abertura e fechamento dos portões e ao horário de início da prova. Nossa expectativa é que tudo continue transcorrendo muito bem. Aproveitamos para desejar sucesso aos candidatos e candidatas que escolheram fazer o Pism, principalmente aos que estão encerrando o triênio e concorrem a uma vaga já para o próximo ano letivo da universidade”, finalizou. 

Leia toda a cobertura do Pism

Os portões foram fechados às 13h, conforme previsto em Edital. As provas foram aplicadas entre 13h30 e 17h30. Os sabatistas, alocados no Colégio de Aplicação João XXIII, iniciaram as provas de sábado às 18h30 e as encerraram às 22h30. No domingo, eles seguiram o horário regular do exame. 

A instituição ainda contabiliza o número de faltosos do processo seletivo.

Provas de domingo

Neste segundo dia de provas, os participantes dos módulos I e II responderam a questões objetivas e discursivas de Literatura, Biologia, Física e História. 

Já os concorrentes do módulo III responderam a questões objetivas de Física, Química, Geografia e História. Postulantes a cursos das áreas de Economia e Administração e Humanas tiveram questões discursivas de Geografia, História e Filosofia. Os estudantes que concorrem a vagas em cursos das áreas de Exatas e Saúde responderam a questões discursivas de Física e Química. 

Pesos das provas variam de acordo com o módulo

Nas provas dos três módulos do Pism, cada questão objetiva tem valor de um ponto. As questões discursivas valem cinco pontos, cada. A classificação final dos candidatos do Pism III será feita por meio do somatório obtido nos três módulos. Cada ano tem peso diferente na contagem final. 

As questões do módulo I, somadas, valem 120 pontos. Esses pontos são multiplicados por 2 (peso x2). Ou seja, o valor total é de 240 pontos. As questões do módulo II, somadas, também valem 120 pontos, mas o peso é maior: cada ponto  obtido pelo candidato é multiplicado por 3 (peso x3). Dessa forma, o valor total do módulo II é de 360 pontos. 

No último ano, o candidato já escolheu o seu curso e as provas discursivas são direcionadas para a sua respectiva área de conhecimento. Esse é o módulo com maior peso: as questões somadas valem 140 pontos, que são multiplicados por 5 (peso x5). Assim, o módulo III tem valor total de 700 pontos, o que equivale a quase 54% do total de pontos dos três módulos do Pism (1300 pontos). Por isso, a UFJF considera importante aquele candidato que acredita não ter se saído muito bem nos anos iniciais permanecer no programa até o final, uma vez que há chance de recuperar o desempenho.

Recursos

Pedidos de recurso relativos às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova devem ser protocolados pelo candidato ou por representante de estabelecimento de ensino nesta segunda-feira, 5. Os requerimentos devem ser enviados para o e-mail da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), entre 9h e 16h. O endereço eletrônico é copese@ufjf.br

O recurso deve ser interposto por meio de formulário próprio a ser disponibilizado no site da Copese. Somente serão analisados os pedidos em que constarem as respectivas razões, específicas para cada questão ou gabarito contestado. 

A Copese acusará o recebimento de recursos enviados por e-mail. Caso o candidato não receba essa confirmação, é de sua responsabilidade se certificar com o setor por meio dos telefones (32) 2102-3738 e (32) 2102-3755. Após a decisão da coordenação sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou anulações, não cabe recurso. 

O resultado dos recursos e o gabarito definitivo serão divulgados até o dia 2 de fevereiro de 2023 no site da Copese. 

Divulgação das notas

As notas das provas do módulo III serão divulgadas em 19 de janeiro de 2023. Pedidos de recursos relativos às notas devem ser apresentados no dia seguinte, entre 9h e 16h, na Área do Candidato. O resultado dos recursos e as notas finais serão publicadas em 2 de fevereiro de 2023. 

As notas das avaliações dos módulos I e II serão divulgadas em 14 de março de 2023. Pedidos de recurso devem ser apresentados no dia seguinte, das 9h às 16h. O resultado final será divulgado em 23 de março de 2023. 

Veja toda cobertura do Pism

Outras informações: (32) 2102-3911

copese@ufjf.br