Cerca de 8 mil estudantes realizam as provas do Pism em Juiz de Fora nos dias 3 e 4 de dezembro (Foto: Carolina de Paula)

Representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram na  terça-feira, 8, com autoridades locais para organizar as mobilizações necessárias para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O exame conta com a inscrição de mais de 34 mil estudantes, sendo que cerca de 19 mil estão alocados em Juiz de Fora. O vestibular seriado acontece nos dias 3 e 4 de novembro e requer esquemas operacionais de segurança, trânsito, transporte e atendimentos especiais.

A reunião contou com a presença da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, da Central de Atendimento (CAT), das coordenações de Vigilância e Transporte, todos da UFJF; além de representantes da Polícia Militar (PM), dos Bombeiros e das secretarias de Mobilidade Urbana (antiga Settra) e de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Campus

De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), dos mais de 19 mil inscritos que fazem as provas em Juiz de Fora, quase 8 mil estão alocados nas dependências da UFJF. Para facilitar o acesso aos locais de prova, o campus estará devidamente sinalizado e um grupo de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da equipe de Vigilância atuarão orientando os candidatos. Eles ficarão uniformizados e espalhados pela Cidade Universitária.

Assim como em edições anteriores do Pism, os atendimentos especiais do vestibular seriado acontecem nas faculdades de Enfermagem, Farmácia e Odontologia. Além disso, a UFJF disponibilizará equipe médica para alguma possível urgência e também conta com o apoio dos profissionais do Hospital Universitário (HU).

Transporte e trânsito

O reforço do transporte coletivo público para atender os locais de prova nos dias do Pism será organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que avaliará as condições e as demandas, não apenas para o campus da UFJF, mas para outras regiões em que acontecem as provas e há grande volume de candidatos.

Escolas e faculdades em outras regiões de Juiz de Fora também demandarão esforço de controle de tráfego em vias antes não utilizadas para o Pism; por isso, a recomendação é que os candidatos se programem para chegar aos locais dos exames com o maior tempo de antecedência possível e busquem conhecê-los antes da data das provas. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h.

O trânsito no campus da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração. Os ônibus poderão fazer o trajeto normal indo aos locais de prova até 30 minutos antes do início do Pism e carros poderão estacionar nos estacionamentos da Faculdade de Farmácia; no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), na antiga Faculdade de Comunicação (Facom), na Faculdade de Educação e na Faculdade de Odontologia, onde terá atendimento especial. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.

Os representantes da Secretaria de Comunicação da PJF também se disponibilizaram a auxiliar na sinalização da cidade e na divulgação de orientações para evitar possíveis transtornos, por meio dos canais de comunicação do município.

Polícia Militar e Bombeiros

Para garantir a segurança dos estudantes, o representante da Polícia Militar assegurou o apoio, não apenas na segurança, mas também no tráfego próximo à UFJF. Além disso, os atendimentos funcionarão sob demanda ordinária. Em caso de necessidade, a Polícia Militar (PM) estará de prontidão no telefone 190.

O representante dos Bombeiros também ressaltou que a equipe estará de prontidão e, em caso de necessidade, poderão ser acionados pelo telefone 192.

Locais de prova e comprovante de inscrição

Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas já estão disponíveis, exclusivamente, na Área do Candidato. As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. 

Outras informações: copese@ufjf.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF