Edição volta a recuperar número de inscritos anterior à pandemia (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplicou no último final de semana, 3 e 4 de dezembro, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O balanço, realizado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), indica aumento do número de inscritos, de 30.342 na edição anterior para 34.544, e a redução quantitativa e percentual de ausentes, sendo que 4.840 (15,9%) não compareceram ao Pism 2022 e apenas 4.610 (13,3%) não realizaram as avaliações do Pism (2023).

No primeiro dia de avaliações, 4.477 inscritos, o que equivale a 12,9% do total de candidatos, não compareceram aos locais de prova nas cinco cidades em que o vestibular seriado foi aplicado: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. Já no segundo dia de exames, o quantitativo de não comparecimentos cresceu para 4.610, o que representa um percentual de 13,3% de inscritos faltantes ao processo seletivo.

Em Juiz de Fora eram esperados 19.340 inscritos e apenas 2.372 (12,3%) não realizaram os exames. No caso de Governador Valadares, 5.456 estudantes estavam alocados nas redes de ensino, mas 820 (14,8%) faltaram às avaliações. O maior índice percentual de ausências foi encontrado em Petrópolis, onde havia 3.620 inscritos e registrado a ausência de 591 (16,6%) estudantes. Veja na tabela abaixo.

O candidato que não esteve presente em algum dos dois dias de aplicação de provas está automaticamente excluído do concurso.

Gabaritos

A Copese divulgou na noite do último domingo, 4, os gabaritos e as referências para correção das provas discursivas de todos os módulos e competências do Pism. Até o momento, apenas a questão objetiva número 16 de História, do módulo III do vestibular seriado, foi anulada.

Recursos

Pedidos de recurso relativos às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova devem ser protocolados pelo candidato ou por representante de estabelecimento de ensino nesta segunda-feira, 5. Os requerimentos devem ser enviados para o e-mail da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), entre 9h e 16h. O endereço eletrônico é copese@ufjf.br

O recurso deve ser interposto por meio de formulário próprio a ser disponibilizado no site da Copese. Somente serão analisados os pedidos em que constarem as respectivas razões, específicas para cada questão ou gabarito contestado.

A Copese acusará o recebimento de recursos enviados por e-mail. Caso o candidato não receba essa confirmação, é de sua responsabilidade se certificar com o setor por meio dos telefones (32) 2102-3738 e (32) 2102-3755. Após a decisão da coordenação sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou anulações, não cabe recurso.

O resultado dos recursos e o gabarito definitivo serão divulgados até o dia 2 de fevereiro de 2023 no site da Copese.

Divulgação das notas

As notas das provas do módulo III serão divulgadas em 19 de janeiro de 2023. Pedidos de recursos relativos às notas devem ser apresentados no dia seguinte, entre 9h e 16h, na Área do Candidato. O resultado dos recursos e as notas finais serão publicadas em 2 de fevereiro de 2023.

As notas das avaliações dos módulos I e II serão divulgadas em 14 de março de 2023. Pedidos de recurso devem ser apresentados no dia seguinte, das 9h às 16h. O resultado final será divulgado em 23 de março de 2023.

Conduta ética

A UFJF informa que todos os colaboradores do Pism são orientados e informados, pela Copese, sobre a conduta ética que deve ser observada durante todo o processo seletivo, em particular a discrição e a não divulgação de situações que envolvem qualquer candidato. Publicações pessoais de colaboradores do processo não refletem a opinião da Instituição e seus autores poderão ser responsabilizados.

Outras informações: copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf