Movimento no campus se intensificou a partir das 10h30 com chegada de quase 8.000 candidatos no local

Neste final de semana, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deixa de ser apenas espaço de lazer frequentado pela comunidade, para acolher os milhares de candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Toda a cidade registra a movimentação do processo, que conta com 34 mil inscritos alocados em 23 locais de prova, além do campus.

Às 8h os primeiros candidatos já começavam a chegar à Cidade Universitária, sendo que a movimentação se intensificou a partir das 10h30. A equipe do receptivo já estava a postos para atender os participantes e seus acompanhantes, dando orientações em relação ao que é permitido durante as avaliações, os documentos oficiais que são válidos e como chegar às faculdades e institutos. 

“As principais dúvidas ainda são sobre como se locomover dentro do campus. Temos recomendado que todos cheguem com antecedência para evitar maiores problemas”, disse Jasmin da Silva Costa, posicionada na entrada do Pórtico no bairro São Pedro. As provas começam às 13h30, sendo os portões abertos às 12h e fechados às 13h.

Boas-vindas

Dos 34 mil candidatos, 19.300 estão alocados em Juiz de Fora; 5.454 em Governador Valadares; e os demais em Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. A coordenadora Geral de Processos Seletivos, Katiuscia Antunes, deseja a todos boas provas, mas destaca a importância de organizarem os detalhes para realização dos exames. “É necessário que todos os candidatos cheguem aos locais de prova de forma tranquila, que saiam de casa com antecedência e aproveitem para visitar com antecedência os espaços em que farão os exames”, pontua Katiuscia.

Katiuscia reforça que apenas são aceitos documentos oficiais e com foto, caneta azul e/ou preta com fundo transparente e água em garrafa também transparente. “É fundamental ter um planejamento tanto para o sábado quanto para o domingo.”

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, também destacou a importância de se observar as regras do edital. “Desejo um dia de provas muito tranquilo e chamo a atenção para a necessidade de os estudantes consultarem o edital do Pism para conferir os horários e locais das avaliações e terem conhecimento do que pode ou não ser trazido durante os exames. Agradeço a todos por terem optado em concorrer às vagas de uma universidade pública, gratuita e de excelência, como a UFJF”.

Os primeiros a chegarem

Rayssa Lacerda, de Santos Dumont, chegou ao campus por volta das 9h30 e para facilitar o acesso ao campus da UFJF, dormiu na casa da prima Sophia Arêas (Foto: Carolina de Paula)

Para não perder o horário, Rayssa Lacerda, natural de Santos Dumont, chegou ao campus por volta das 9h30 e para facilitar o acesso ao campus, dormiu na casa da prima Sophia Arêas. Entre os 8.938 candidatos do módulo II, a aluna de escola pública tem interesse no curso de Design do Instituto de Artes e Design (IAD) e conta sobre a rotina de estudo. “Tentei dar uma esforçada, mas eu queria ter estudado mais. Sei que ainda tenho o módulo III, no ano que vem, e vou dar o melhor de mim”. Antenada às informações do Pism pelo portal e redes sociais da UFJF, aponta o motivo de ter escolhido prestar o vestibular seriado. “Todo mundo quer estar aqui porque o ensino é muito bom.”

Vinda de Três Rios, Maria Antônia Santiago, é uma das 6.435 pessoas inscritas no módulo III do Pism e está entre as 32 pessoas que disputam uma das seis vagas ao curso de Educação Física pelo grupo A – direcionada para pretos, pardos ou indígenas com renda familiar de 1,5 salário e meio por pessoas e ensino médio integral em escola pública.

Maria Antônia Santiago, acompanhada da amiga Kaylanne Alves, destacou a diversidade da instituição como um dos fatores positivos para o ingresso (Foto: Carolina de Paula)

Acompanhada da amiga, Kaylanne Alves, a estudante comenta que também acompanhou o portal da UFJF para se informar sobre o Pism e que optou Educação Física, pois gosta da área e de estudar o corpo humano. “Eu escolhi a UFJF, pois é uma universidade muito interessante, concorrida e que tem muito a agregar. Além de vermos muitas pessoas, o que engloba bastante a diversidade em todos os aspectos.”

Central de Atendimento

Nos dias de aplicação das provas do Pism, a Central de Atendimento (CAT) estará de plantão, das 9h às 18h, para atender exclusivamente às demandas relacionadas ao processo seletivo. 

O atendimento pode ser realizado, preferencialmente, pelo WhatsApp (32) 2102-3911, o qual é o número de telefone do setor. Também poderá ser enviado um e-mail para faleconosco@ufjf.br . Vale destacar que, pelo WhatsApp, não são aceitas ligações de voz ou vídeo. 

Outras informações: copese@ufjf.br   

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF