Estudantes em Juiz de Fora fizeram provas em 24 locais da cidade (Foto: Carolina de Paula)

O primeiro dia de provas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi concluído neste sábado, 3. Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o balanço é “muito positivo”. Para o segundo dia de exames, o pró-reitor recomenda que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova. “Tudo transcorreu conforme nós planejamos. Para amanhã, nós reforçamos que os candidatos se atentem ao tempo de deslocamento até os locais de prova e estejam todos o quanto antes nesses locais. Lembrando que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação das prova inicia às 13h30.”

De acordo com o edital do Pism, não há período de tolerância nem segunda chamada para quem perdeu a prova. O candidato que não esteve presente neste primeiro dia de exames está automaticamente excluído do processo, mas pode comparecer ao segundo dia, a título de experiência.  A instituição ainda aguarda o fechamento dos números de ausentes das cinco cidades. 

Provas do sábado

Neste sábado, os candidatos do Pism I e II responderam a questões objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.  Já os candidatos do Pism III responderam a questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. As disciplinas das questões discursivas são específicas de acordo com a área do curso escolhido. Os gabaritos serão publicados no domingo, 4, a partir das 19h no site da Copese.

Gustavo Rafael quer conquistar uma vaga em Jornalismo (Foto: Carolina de Paula)

O estudante Gustavo Augusto Rafael, 19, inscrito no Pism III para o curso de Jornalismo, diz que se interessa por pautas que nem sempre estão em destaque no cotidiano, buscando entender os diferentes pontos de vista sobre esses temas. Uma das questões de Língua Portuguesa, sobre o drama das crianças que vivem em zonas de guerra, instigou o jovem a buscar mais informações sobre o assunto. 

“Vou reler essa questão. Fiquei bem curioso sobre esse assunto que eu não conhecia. É uma coisa tão cruel. Como pode uma criança em um ambiente tão perigoso?”, se questiona o candidato, residente do bairro Santa Cruz, na Zona Norte de Juiz de Fora. 

Giovana Oliveira acredita que o Pism, por ser dividido em três anos, é mais simples do que o Enem (Foto: Carolina de Paula)

Também de Juiz de Fora, a estudante Giovanna Oliveira Martins, 18, fez provas do módulo II e planeja fazer graduação em Psicologia ou Jornalismo. A proximidade da Universidade foi um fator determinante para a jovem. “O Pism é mais simples do que o Enem, por ser dividido em três partes”, destacou. A questão dos povos originários do país, presente no exame, foi um ponto positivo, na avaliação da jovem. “Achei muito interessante e muito importante tocar nesse assunto.”

A abordagem das questões sobre os povos originários também chamou atenção do estudante Gabriel Andrade Resende, 17, que fez as provas do módulo II. Nascido em Ibertioga, na Zona da Mata mineira, o jovem escolheu prestar o Pism pela proximidade de Juiz de Fora com sua cidade natal. “Eu fiz o Pism I no começo do ano e gostei muito da Universidade em si”, contou.

Eventos paralelos podem congestionar trânsito no domingo

De Ibertioga, Gabriel Andrade destacou a questão da prova sobre povos originários (Foto: Carolina de Paula)

Neste domingo, 4, os concorrentes dos módulos I e II responderão a questões objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. 

Os candidatos do módulo III fazem questões objetivas de Física, Química, Geografia e História. Estudantes que concorrem a cursos das áreas de Economia e Administração e Humanas responderão a questões discursivas de Geografia, História e Filosofia. E os concorrentes aos cursos das áreas de Exatas e Saúde respondem a questões discursivas de Física e Química. 

Apesar de domingo ser um dia de trânsito mais tranquilo, outros eventos a serem realizados em Juiz de Fora e Governador Valadares podem congestionar o fluxo de veículos.

Nas duas cidades, haverá a aplicação de provas de concurso para servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) durante a manhã e a tarde. Em Juiz de Fora, serão disputadas as finais da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador, a partir de 8h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, cujo acesso fica próximo ao campus da UFJF. O último jogo tem horário de início marcado para às 10h10. 

Ansiedade dos pais

Pais e responsáveis por candidatos também ocupavam o campus universitário enquanto aguardavam os estudantes do lado de fora das faculdades e institutos. A professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte Liliana Nascimento, acompanhou a filha, Anna Beatriz, que presta o Pism III com a intenção de entrar no curso de Medicina. O fato de o Pism ser um concurso seriado contribuiu para a decisão. 

Liliana Nascimento veio de Belo Horizonte para acompanhar a filha que tenta uma vaga em Medicina (Foto: Igor Santos)

“Para termos uma segunda opção em relação ao Enem, que concentra todas as disciplinas do Ensino Médio em dois dias. Juiz de Fora é muito bonita, o campus é muito organizado. Para a gente quem vem da capital, passa uma segurança”, avalia a professora. Liliana também acompanha um sobrinho de 19 anos que faz o Pism III e planeja ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Moradora de Barbacena, a dona de casa Edna Mara Felicíssimo veio a Juiz de Fora junto com o marido para fazer companhia à filha Mariana, de 16 anos, e uma amiga da jovem, de 17. Ambas prestam o módulo II. Na avaliação de Edna, Juiz de Fora e a universidade são espaços de acolhimento. 

“Eu já morei aqui e sou apaixonada por essa universidade. Quero que minha filha tenha a oportunidade de ter um estudo melhor e acho que aqui é o lugar. Também por ser um curso gratuito e perto da nossa casa”, conta a mãe de Mariana. A estudante planeja fazer Direito ou Fisioterapia. 

Recursos

Os pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova devem ser protocolados pelo candidato ou por representante de estabelecimento de ensino na próxima segunda-feira, 5 de dezembro, para provas dos três módulos, entre 9h às 16h. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), cujo endereço é copese@ufjf.br

Candidatos poderão conferir o gabarito no domingo, a partir das 19h (Foto: Carolina de Paula)

A Copese acusará o recebimento dos recursos enviados por e-mail. Caso o postulante não receba a confirmação, é de responsabilidade do candidato entrar em contato com o setor para se certificar da chegada do requerimento, por meio dos telefones (32) 2102-3738 ou (32) 2102-3755. 

O recurso deve ser interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 2 de fevereiro de 2023, no site da Copese.  Após a decisão final, não cabe recurso. 

Reitor: Estudantes são o patrimônio mais importante 

Reitor Marcus David torce pela escolha dos candidatos pela UFJF (Foto: Carolina de Paula)

Na avaliação do reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, a aplicação das provas do Pism é uma das atividades mais importantes da instituição.

“Nossos estudantes são o patrimônio mais importante que a Universidade tem. Para a realização do Pism nós precisamos do esforço de muitas equipes trabalhando por um longo período. É a conclusão de um trabalho que se estendeu durante todo o ano. É importante fazer um reconhecimento e o mais profundo agradecimento a toda a equipe envolvida na realização desse processo muito exitoso para a universidade, mas, principalmente, para a sociedade.”

O reitor também destacou o esforço dos candidatos do certame. “Sabemos do esforço realizado e dos estudos de vários anos. A universidade deseja muito sucesso para cada um e cada uma durante o Pism. Desejamos sinceramente que vocês sejam selecionados, possam ingressar na UFJF e receber nessa instituição tão reconhecida a sua formação profissional.”

Resultado final 

As notas das provas e o resultado final do módulo III serão divulgados em 19 de janeiro e 2 de fevereiro de 2023, respectivamente. 

Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 14 de março de 2023. O resultado final dos exames ficará disponível em 23 de março de 2023. As informações serão disponibilizadas no site da Copese

Outras informações: copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF