A menos de duas semanas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), os 34 mil candidatos se preparam, não apenas para as provas, mas para seguir os protocolos exigidos no edital. As principais dúvidas foram reunidas pelo Portal da UFJF para garantir que todos concluam o processo sem imprevistos.

A avaliação será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro das 13h30 às 17h30 em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Mas, atenção, os portões fecham, pontualmente, às 13h. Em Juiz de Fora, o trânsito geralmente fica muito intenso próximo ao horário das provas e é preciso sair com bastante antecedência de casa, além de planejar o trajeto e o meio de transporte a ser utilizado. Não seja o atrasado do Pism!

O campus da UFJF reúne o maior número de candidatos. Quem não conhece o local, deve fazer, se possível, uma visita com antecedência, pois os prédios das faculdades e institutos ficam distantes um dos outros.

Estão inscritos no Pism, 19.072 estudantes no módulo I; 8.938 no módulo II; e 6.435 no módulo III.

Qual o primeiro passo para me organizar para as provas do Pism?

O primeiro passo para evitar imprevistos é ler atentamente o edital e acessar o comprovante definitivo de inscrição que já está disponível na Área do Candidato. No documento, há o local de prova, dados do candidato, curso e grupo escolhido. É recomendável que o candidato imprima o comprovante, no entanto, ele não é obrigatório para a realização das provas.

Este ano também foram disponibilizados editais ilustrados e em libras com informações de fácil acesso.

Quais documentos são aceitos para realizar as provas?

Documentos oficiais de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2022. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Durante toda prova, o documento de identificação com foto deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou a coordenação local possam conferi-lo. Também não serão aceitas carteirinhas de estudante, de clubes ou qualquer outra documentação que não esteja presente no edital

A máscara é obrigatória?

Segundo o edital, o uso de máscara não é obrigatório, sendo a utilização permitida para quem desejar. A orientação, no entanto, poderá ser alterada de acordo com a legislação local de cada município de aplicação das provas ou com nova determinação da UFJF. De toda forma, a instituição não fornecerá máscara aos candidatos.

Que horas devo chegar no local de prova?

É importante se planejar para chegar com, no mínimo, 1h de antecedência, já considerando o aumento do tráfego próximo aos locais de exames. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. Atrasos não serão tolerados. O participante que não comparecer em algum dos dois dias de prova está eliminado do processo. Não há aplicação de segunda chamada, em nenhuma hipótese.

Qual a duração da prova?

Após o fechamento dos portões às 13h, o candidato deve aguardar até as 13h30 para iniciar as provas. Além disso, precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Vale lembrar que não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para o exame em virtude do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico. As provas encerram-se às 17h30. Casos excepcionais de atendimento especial solicitados e deferidos devem ser tratados diretamente com a organização do concurso.

O que eu posso levar?

É permitido que, sobre a carteira ou mesa, além do documento de identificação, estejam: caneta azul ou preta de corpo transparente, álcool em gel transparente e sem rótulo e régua transparente, devendo o estudante levar seu próprio material.  Os fiscais irão orientar sobre o local adequado, em sala, para guardar bolsas e mochilas.

Também serão permitidos alimentos de consumo rápido, líquidos em garrafa transparente sem rótulo, medicamentos e máscara, caso necessário.

O que é proibido nos dias do Pism?

É proibida a utilização de óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou gorro. 

É vedada também a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. 

O candidato que possuir cabelos compridos deverá mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista.

Também não é aceito que o candidato leve armas de qualquer espécie, mesmo que tenha porte para isso.

Posso levar o celular?

É permitido levar celular. Entretanto, o candidato, ao entrar na sala de provas, deve guardar o aparelho desligado, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Quaisquer outros acessórios ou equipamentos eletrônicos também devem ser desligados. Se o celular ou outro aparelho tocar ou emitir sinais em sala, o participante estará eliminado do processo.

O que eu faço quando receber a folha de resposta?

O candidato recebe, em cada dia do exame, um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas as questões objetivas e discursivas e poderá ser levado pelos candidatos para conferir o gabarito em casa. 

Já a folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas. Questões deixadas em branco, com mais de um opção de resposta indicada ou com rasuras serão anuladas no momento da correção. 

Não há substituição da Folha de Respostas devido a qualquer tipo de erro por parte do candidato. Os participantes devem observar as orientações dadas pelos fiscais antes de preenchê-la.

Ainda tem dúvidas? Envie pelas nossas redes sociais:

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

Outras informações: copese@ufjf.br