Para refletir sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no país em 20 de novembro. Uma série de atividades foi pensada para a data no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os dias 17 e 18 de novembro, o projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) organizou a IV Semana de Consciência Negra da UFJF, que contou com mostra e lançamentos de livros, oficinas, minicursos, debates, atividades culturais, debates e palestras.

O tema da Semana foi: “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da Lei 10.639/03”. As ações também integraram a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF). Confira abaixo todas as iniciativas, que foram abertas à comunidade acadêmica e juiz-forana e divulgadas em uma série de matérias na página da Universidade.

Para fechar a programação, a UFJF ainda elaborou uma campanha audiovisual cujo mote é “A Consciência começa na Educação”, com a participação do professor do departamento de Matemática, Willian José da Cruz; da técnico-administrativa em Educação (TAE), Dandara Felícia; da mestranda em Educação, Lívia Canuto; e o estudante da Faculdade de Medicina (Famed), Caio Martins. A campanha foi publicada e divulgada nos canais oficiais da universidade (Youtube, Instagram, Facebook e Twitter). Assista, abaixo, o vídeo oficial na íntegra. A seguir, confira as matérias de cobertura.

Passos que vêm de longe

A atividade  “Ações Afirmativas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): acesso e permanência da população negra na graduação e na pós-graduação” reuniu na tarde desta sexta-feira, 11, estudantes cotistas, ex-cotistas, profissionais negros, coletivos negros e representantes da Administração Superior da UFJF. O evento, realizado no Anfiteatro das Pró-Reitorias, no campus sede, integra a programação da IV Semana da Consciência Negra, que teve início no dia 7 e vai até 18 de novembro.

UFJF promove atividade de acolhimento aos estudantes cotistas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta sexta-feira, dia 11, a atividade “Ações Afirmativas na UFJF: acesso e permanência da população negra na graduação e na pós-graduação”.  A iniciativa de acolhimento aos estudantes cotistas integra a programação da  “IV Semana da Consciência Negra”, e será realizada das 14h às 18h,  no Anfiteatro das Pró-Reitorias (no prédio da Reitoria), no campus de Juiz de Fora.

“Casaco que se despe pelas costas”

O livro “Casaco que se despe pelas costas: história do colonialismo, justiça e agências africanas em Moçambique” foi lançado em evento remoto, transmitido pelo canal do youtube do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra é de autoria de Fernanda Thomaz, pesquisadora e professora de História da África da UFJF e pós-doutoranda na Universidade de Ibadan (Ibadan/Nigéria), uma das mais antigas instituições africanas e referência historiográfica naquele continente.

A cultura negra emerge em espaços digitais

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou nesta quarta-feira, 9, a oficina “Podosfera Preta: produção de podcasts para promoção da diversidade e democratização da informação”. A atividade integra a programação da  IV Semana da Consciência Negra que reúne inúmeras ações, todas gratuitas e abertas ao público em geral, até o dia 18 de novembro.

‘IV Semana da Consciência Negra da UFJF’ recebe a professora Petronilha Silva

A IV Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta terça-feira, dia 8,  a professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),  Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A conferência remota, intitulada “Os 20 anos da Lei 10.639/03: a implementação da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos da Educação”, será transmitida pelo  Canal do Youtube da Faculdade de Educação (Faced), a partir das 17h30.

IV Semana da Consciência Negra recebe inscrições de propostas

A IV Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o recebimento de propostas de oficinas, palestras, ciclo de debates, minicursos e ações culturais. O evento, cuja organização é realizada em parceria pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, será realizado de modo híbrido (presencial, no campus sede, e remoto), entre os dias 7 e 18 de novembro. A iniciativa também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir -JF).

UFJF discute inserção da história e da cultura afro-brasileiras nos currículos acadêmicos

As atividades para celebração da “Consciência Negra” na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão como tema central a inserção da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos de graduação e pós-graduação da instituição. A definição aconteceu nesta segunda-feira, 3, durante encontro aberto à participação da comunidade acadêmica, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus sede.

UFJF convida para organização coletiva do Mês da Consciência Negra

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e do projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra”, convida a comunidade acadêmica para a organização coletiva da programação do Mês da Consciência Negra. Podem participar estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs), professores e terceirizados da instituição. O objetivo é que as atividades do evento,  tais como oficinas, palestras, ciclo de debates, minicursos, mostras e workshops, sejam definidas de forma participativa.

.