Discussões estão previstas pela legislação, segundo o diretor der Ações Afirmativas, Julvan Moreira, e fortalecem a luta antirracista (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e do projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra”, convida a comunidade acadêmica para a organização coletiva da programação do Mês da Consciência Negra. A primeira reunião será realizada na próxima segunda-feira, dia 3, das 16h às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus sede.

Podem participar estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs), professores e terceirizados da instituição. O objetivo é que as atividades do evento,  tais como oficinas, palestras, ciclo de debates, minicursos, mostras e workshops, sejam definidas de forma participativa.

O diretor de Ações Afirmativas e professor da Faculdade de Educação da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, ressalta que a “Consciência Negra” a ser comemorada nas instituições de ensino está indicada na Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

“Importante ressaltar que não bastam só as atividades da Consciência Negra, pois os currículos devem trabalhar conteúdos referentes às culturas Negra e Indígena, nesse caso, pela Lei nº 11.645/08. Além disso, há, ainda, a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação que preconiza a inclusão da temática em todos os currículos de graduação, sendo este um dos critérios de avaliação dos cursos. A UFJF terá essa importante tarefa, de implementar conteúdos étnico-raciais em todas as graduações, ação já aprovada no atual Plano de Desenvolvimento Institucional atual”, explica.

Willian Cruz: “É muito importante a participação de todas e todos na luta por uma Universidade que olhe para as causas da Comunidade Negra, que esteja conosco, combatendo o racismo estrutural” (Foto: Carolina de Paula)

A avaliação é compartilhada pelo professor do Departamento de Matemática da UFJF, coordenador do projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra” e representante da instituição no Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (Compir -JF), Willian José da Cruz.  O docente destaca também a importância do engajamento da comunidade acadêmica nas ações antirracistas.

“É muito importante a participação de todas e todos na luta por uma Universidade que olhe para as causas da Comunidade Negra, que esteja conosco, combatendo o racismo estrutural. Não só no mês de novembro, mas em todas as possibilidades que tivermos para debater essa pauta na nossa Universidade em todos os períodos do ano”, destaca.

As ações do “Mês da Consciência Negra da UFJF” reforçam o compromisso da UFJF com os movimentos antirracistas da sociedade brasileira, celebrando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, data instituída oficialmente pela Lei nº 12.519. As atividades serão desenvolvidas em parceria com o Compir-JF.

Outras informações: etcomunidadenegra.ufjf@gmail.com