A IV Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta terça-feira, dia 8,  a professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),  Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A conferência remota, intitulada “Os 20 anos da Lei 10.639/03: a implementação da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos da Educação”, será transmitida pelo  Canal do Youtube da Faculdade de Educação (Faced), a partir das 17h30.

A atividade é aberta ao público em geral, sendo exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico, apenas aos interessados em certificação. Pós-doutora pela Universidade da África do Sul (África do Sul), doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Letras pela mesma instituição, Petronilha Silva foi, por indicação do movimento social negro, membro do Conselho Nacional de Educação e nessa condição relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 

A Conferência da professora e pesquisadora será mediada pelo diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. “O objetivo da Lei 10.639/03 é resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, e a professora Petronilha conhece profundamente essa temática. Precisamos debater o real cumprimento dessa legislação, que é fruto da luta do Movimento Social Negro. Nos currículos, devem estar presentes o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional”, destaca Oliveira.

Semana da Consciência Negra  

A IV Semana da Consciência Negra da UFJF teve início nesta segunda-feira, 7, e vai até 18 de novembro. O tema desta edição é “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da  Lei 10.639/03 .  A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para certificação, é exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, e também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF). 

Programação completa 

Saiba mais

Sobre a conferencista

Abertas inscrições para atividades da IV Semana da Consciência Negra da UFJF

IV Semana da Consciência Negra recebe inscrições de propostas

UFJF discute inserção da história e da cultura afro-brasileiras nos currículos acadêmicos

UFJF convida para organização coletiva do Mês da Consciência Negra

Outras informações

semanadeconsciencianegrada.ufjf@gmail.com