Dois especialistas no tema da intolerância religiosa e preconceito participarão do bate-papo. (Imagem: José Eugênio Costa/ Pixabay)

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o projeto de extensão Ecos no Cinema promove nesta quinta, 25, e sexta, 26, duas palestras sobre o preconceito contra as religiões de matriz africana. Ambas as atividades acontecem a partir das 19h, pela internet.

Na quinta-feira, o bate-papo é com o babalorixá e gestor de Igualdade Racial da prefeitura de Governador Valadares, Antônio Augusto Alves. Já na sexta-feira, o projeto recebe uma das maiores autoridades em questões ligadas a racismo e liberdade religiosa, o professor Ivanir dos Santos.

Doutor em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atua como docente do programa de pós-graduação, o babalawô Ivanir é autor do livro ‘Marchar Não é Caminhar: interfaces políticas e sociais das religiões de matriz africana no Rio de Janeiro’. Com mais de 40 anos de luta em favor das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades, contra o racismo e a intolerância religiosa, já recebeu vários prêmios por sua atuação, como o International Religious Freedom (IRF), entregue em julho e 2019 pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos.

O coordenador do Ecos no Cinema e professor do Departamento de Economia da UFJF-GV Carlos de Faria Júnior destaca a importância da atividade. “A relevância do tema se impõe sobretudo pela forma como as religiões de matriz africana são tratadas no Brasil atual, onde a intolerância religiosa se conjuga com uma considerável porção de racismo e limpeza étnica. Para a extensão, trata-se de um passo dado no sentido de avivar a memória da intolerância para com estas religiões, e levar a comunidade a discussão sobre a referida intolerância e seus componentes raciais, tentando contribuir para a sensibilização das pessoas, bem como do sentido humanitário da sociedade”, frisa.

Ainda segundo Faria Júnior, “a presença desses debatedores representa qualidade e um passo a mais na relação da UFJF-GV com a sociedade, mostrando a universidade proposta a fomentar soluções para as questões econômicas e sociais relacionadas a desigualdade, a partir do diálogo com a comunidade e dos interesses da mesma.”

Não é necessário realizar inscrição. Durante as palestras será disponibilizado um formulário aos participantes para emissão de certificado.

Mais informações no perfil do Ecos no Cinema no Instagram.