Começou nesta segunda-feira, 13 de novembro, a V Semana de Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovida pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora” em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf). O tema deste ano são os 20 anos da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

A programação segue até dia 30 e está disponível on-line, contando com uma série de atividades, como palestras, oficinas, debates e mostra de livros. A abertura do evento foi realizada no auditório do Centro de Ciências da UFJF e contou com uma cerimônia de solenidade com a participação do reitor Marcus David; da vice-reitora Girlene Alves; do professor do Departamento de Matemática e coordenador do projeto, Willian Cruz; do pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim; e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria.

A abertura do evento contou com a presença do reitor Marcus David, que enfatizou a importância da universidade na promoção da igualdade racial (Foto: Iris Faria/UFJF)

O reitor Marcus David destacou a importância de movimentos e ações voltadas para a causa racial dentro e fora da Universidade. Segundo ele, ainda é necessário ter mais avanços para aumentar e equilibrar os indicadores no ingresso de pessoas negras na instituição. “Quando nós pautamos temas, nos debruçamos sobre eles e nos esforçamos em busca superar os desafios. Nós não estamos apenas buscando solução dos problemas, mas também, estamos dando um exemplo transformador na sociedade.”

O reitor afirmou que a UFJF tem se esforçado para superar os desafios através da promoção de pautas raciais. “Quando a Universidade se porta de forma inarredável no compromisso de superar desigualdades e injustiças históricas, ela não apenas está contribuindo para a solução do problema, mas também está sinalizando para a sociedade que ela precisa estar envolvida nesse projeto.”

Para o coordenador do projeto, Willian José da Cruz, é necessário que o tema seja ainda mais debatido e mais resultados sejam obtidos na formação de alunos da educação básica até o ensino superior. Segundo ele, atividades como as promovidas pelo projeto contribuem para o combate ao racismo estrutural na sociedade.

“Apesar da implementação da lei, nós vemos pouca efetividade nas escolas. A temática é uma forma de incentivar esses espaços a buscarem esse conhecimento e formas de como poderia implementar esse tema na sala de aula. Precisamos abordar isso, que tem seu grau de importância muito grande na luta e combate ao racismo”, defende Cruz.

Durante a abertura, foram apresentados aos participantes os principais destaques do evento. A estudante Milena Cruz, do curso de Cinema e Audiovisual da UFJF, destacou o que mais chamou sua atenção: “os saberes africanos antigos são muito diferentes desse modo colonizador que estamos acostumados hoje em dia. Saber como era a nossa visão antigamente sobre esse ensinamentos enquanto mulher negra e meus ancestrais.”

A aluna segue: “também é muito importante essa mostra livros onde os autores são negros. O nosso próprio material didático é majoritariamente composto por autores brancos. Ter acesso a obras escritas por autores negros é muito enriquecedor para o nosso conhecimento e grade curricular.”

Inscrições

A V Semana de Consciência Negra acontece até o dia 30 de novembro. Ainda é possível se inscrever nas diversas atividades que compõem a programação. Os interessados devem preencher um formulário on-line e escolher as atividades que mais lhe interessarem. Centenas de vagas estão disponíveis e qualquer pessoa pode participar do evento de forma gratuita.

Confira a programação completa

Formulário para inscrição