A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta sexta-feira, dia 11, a atividade “Ações Afirmativas na UFJF: acesso e permanência da população negra na graduação e na pós-graduação”.  A iniciativa de acolhimento aos estudantes cotistas integra a programação da  “IV Semana da Consciência Negra”, e será realizada das 14h às 18h,  no Anfiteatro das Pró-Reitorias (no prédio da Reitoria), no campus de Juiz de Fora.

“Esse acolhimento deve se dar cotidianamente, mas um evento como este mostra a UFJF dialogando e refletindo sobre a importância de pensarmos também uma política de permanência para os cotistas” – Julvan Oliveira.

Todos os estudantes cotistas estão convidados a participar, sendo exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico, para aqueles que desejarem certificação. O evento terá as presenças do reitor Marcus David; da vice-reitora Girlene Silva; do diretor de ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; dos pró-reitores de Assistência Estudantil, Cristina Simões Bezerra; de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira; de Graduação, Cassiano Caon Amorim;  da ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Danielle Teles da Cruz; de alunos cotistas e ex-cotistas já graduados.

Também participam o Diretório Central dos Estudantes e a Associação dos Pós-Graduandos da UFJF;  a diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales de Almeida; a jornalista da TV Integração, Letícia Damasceno Correa; a artista Laura Conceição; o poeta Preto Vivo; a técnica-administrativa em educação (TAE), Dandara Felícia; os coletivos Sararau Criolo e Descolônia; dentre outros convidados.

O Encontro terá quatro momentos, sendo eles: o diálogo dos estudantes com a Administração Superior da UFJF; os relatos de vivências de estudantes cotistas e ex-cotistas; uma conferência sobre a política de ações afirmativas e atividades culturais.

Confira a programação completa do encontro de acolhimento.

Conforme Julvan Oliveira, todos os estudantes cotistas estão convidados a participar desta oportunidade de troca de experiências (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Acesso e permanência
O professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que, além de oportunidade de acolhida, a atividade será um momento de reflexão sobre a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a ‘Lei de Cotas’.  “Em agosto passado fez dez anos da Lei de Cotas para ingresso nos cursos de graduação. Nesse período, conseguimos observar uma entrada de grupos sociais que não faziam parte, anteriormente, da Universidade. Relacionando com o Mês da Consciência Negra, grande parte desse grupo são estudantes negros e negras.” 

Oliveira acrescenta a relevância de sempre reiterarmos que a UFJF é também um espaço dos estudantes cotistas. “Esse acolhimento deve se dar cotidianamente, mas um evento como este mostra a Universidade dialogando e refletindo sobre a importância de pensarmos também uma política de permanência para esses estudantes. Desejamos que sintam a UFJF, realmente, como a casa deles e se sintam bem aqui, que não se sintam isolados. Será também um momento mais afetivo, de troca de experiências, para que possam seguir firmes nos estudos.”    

Semana da Consciência Negra
A IV Semana da Consciência Negra da UFJF teve início no dia 7 e vai até 18 de novembro. O tema desta edição é “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da Lei 10.639/03.  A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para certificação, é exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, e também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF). 

Programação completa 

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.br