A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou nesta quarta-feira, 9, a oficina “Podosfera Preta: produção de podcasts para promoção da diversidade e democratização da informação”. A atividade integra a programação da  IV Semana da Consciência Negra que reúne inúmeras ações, todas gratuitas e abertas ao público em geral, até o dia 18 de novembro. 

O podcast é um conteúdo em áudio que pode ser ouvido sob demanda, ou seja, a qualquer hora que o usuário desejar, no celular ou computador. Com temas e duração variados, é disponibilizado através de um arquivo ou streaming.  “A proposta da oficina Podosfera Preta é dar condições para que as pessoas possam usar o podcast  tanto para a divulgação científica quanto para colocar as suas narrativas, quando não encontram espaço na mídia tradicional”, ressalta a proponente da atividade e mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, Carla Baldutti Rodrigues.

Rodrigues explica que a ideia surgiu após a leitura de um artigo apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).  “Foi o artigo da mestranda Márcia Gomes Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no qual ela aponta como o podcast é uma forma de aquilombamento, tão importante para as pessoas negras criarem e manifestarem a sua própria narrativa.”

(Da esq. p/ dir.) Os graduandos Eduardo e João Vitor e a mestranda Carla Baldutti com o professor Willian Cruz, um dos organizadores da IV Semana da Consciência Negra, na Facom/UFJF

Para os estudantes de Rádio, TV e Internet da UFJF, Eduardo Laurent e Silva e  João Vitor da Silva Leonidas, a oficina foi oportunidade de novos aprendizados. “Podcast é algo que sempre me chamou a atenção desde o ensino médio. Atualmente, eu acompanho um que se chama Projeto Querino. Está muito vivo na minha vida, gosto de escutar bastante. Também faço parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Comunicação (Facom). Quero direcionar a minha pesquisa para essa temática, quero focar no Mano a Mano, que é um podcast do Mano Brown e esta oficina vai me ajudar”, afirma João Vitor, 19 anos.

Eduardo Laurent, também de 19 anos, acrescenta que “é super importante entendermos um pouco mais das mídias. É uma oportunidade de experiência profissional e de vida. Fazemos parte do Diretório Acadêmico da Facom e, pela nossa identificação racial também, sentimos falta de representação na parte dos estudos e no mercado de trabalho. Ter oficinas que visam à experiência de abrir narrativas e novos caminhos é super importante” .

Semana da Consciência Negra
A IV Semana da Consciência Negra da UFJF teve início na segunda-feira, 7, e vai até 18 de novembro. O tema desta edição é “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da  Lei 10.639/03 ”.  A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para certificação, é exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico. 

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, e também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF). 

Programação completa 

Saiba mais
Abertas inscrições para atividades da IV Semana da Consciência Negra da UFJF
IV Semana da Consciência Negra recebe inscrições de propostas
UFJF discute inserção da história e da cultura afro-brasileiras nos currículos acadêmicos
UFJF convida para organização coletiva do Mês da Consciência Negra

Outras informações
semanadeconsciencianegrada.ufjf@gmail.com