O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  vai eleger novos representantes na sexta-feira, dia 18. A assembleia acontece das 9h às 18h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), antigo anfiteatro da Facom. Podem participar estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs), professores e terceirizados da UFJF, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição.  

O Fórum é uma instância deliberativa das ações afirmativas a serem desenvolvidas no âmbito da UFJF.  Ações afirmativas são políticas públicas elaboradas com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

As inscrições para a Assembleia do Fórum Permanente de Diversidade desta sexta-feira, 18, estão disponíveis neste link. 

Desafios e perspectivas da diversidade 

A Assembleia do Fórum Permanente de Diversidade da UFJF contará com a participação da professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Jaqueline Gomes de Jesus, que abordará “Desafios e perspectivas da diversidade na atual conjuntura política e educacional brasileira”. A conferência será realizada, às 14h, no auditório da Facc.

Jaqueline é  doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas. É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (Odara), atuando especialmente nos seguintes áreas: saúde do trabalhador; gestão da diversidade; trabalho; identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça.

O diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que a previsão inicial era de que a atividade acontecesse no turno da manhã. “A mudança para o turno da tarde foi necessária para a adequação das agendas.” 

Conferência,GTs e deliberações

Oliveira acrescenta que a Assembleia terá dois outros momentos, para além da conferência. Às 9h, os participantes se dividirão em Grupos de Trabalho (GTs), para debate e eleição dos novos representantes. Às 10h30, todos os participantes se reunirão novamente para apresentação das deliberações dos GTs.

“Os interessados devem, no ato da inscrição, optar pela participação em um dos grupos de trabalho (GTs). Essa dinâmica foi criada para que o máximo de temáticas relacionadas aos direitos humanos sejam contempladas no Fórum Permanente de Diversidade, ou seja, para que a instância deliberativa seja diversa, tendo representantes de todos os segmentos. É importante destacar que nas reuniões ordinárias as decisões são sempre tomadas pelo conjunto de eleitos e eleitas.”

Os Grupos de Trabalho (GTs) são: Direitos Humanos e Diversidade Étnico-racial; Direitos Humanos e Identidade de Gênero – Mulheres; Direitos Humanos e Desigualdade de Gênero LGBTQI+; Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência; Direitos Humanos e Vulnerabilidade Econômico-social; e Direitos Humanos e Outras Temáticas Relativas.

Segundo Oliveira, a expectativa é eleger 60 novos integrantes, sendo um estudante, um técnico-administrativo em educação (TAE), um professor, um terceirizado, um militante de movimento social externo à UFJF, por grupo de trabalho e por campus. “O objetivo é contemplarmos todos os segmentos nos dois campi, em Juiz de Fora e Governador Valadares. Além disso, a Diretoria de Ações Afirmativas indicará dois representantes e o Núcleo de Apoio à Inclusão, um. ”      

Leia mais:

Quer contribuir para a elaboração das Ações Afirmativas da UFJF?

Programação Assembleia Fórum Permanente de Diversidade

Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas)

acoesafirmativas@ufjf.edu.br