O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou nesta quinta-feira, dia 5, o regimento interno do Fórum Permanente de Diversidade. Os representantes da instância deliberativa, que tem por , objetivo a construção democrática de políticas de ações afirmativas para a instituiçãose reúnem na próxima  terça-feira, dia 10 de setembro, às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

“A aprovação do regimento interno, pelo Consu,  foi um importante passo, pois o Fórum de Diversidade representa um espaço de debate democrático, para estabelecer as políticas de ações afirmativas da UFJF. Esse debate expressa a articulação política e acadêmica desta Universidade, pois envolve os dois campi, mobilizando a comunidade universitária e os movimentos sociais presentes aqui e os externos à instituição. O Fórum é oportunidade de debate sobre inclusão, diversidade e  diferenças. Com a aprovação do regimento, poderemos propor ações”, avalia o diretor de Ações Afirmativas da UFJF,  Julvan Moreira de Oliveira.

Política de Ações Afirmativas

O Fórum Permanente da Diversidade foi instaurado, pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), em agosto de 2018. Na ocasião, foram eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos docente, discente,  técnico-administrativo em educação e terceirizado, além de integrantes de movimento sociais externos à instituição. O objetivo é que a instância deliberativa elabore de modo participativo e democrático uma política de ações afirmativas para a UFJF.

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada, visando corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Confira o calendário de reuniões:

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)

acoesafirmativas@ufjf.edu.br