A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá instaurar nesta terça-feira, 28, o Fórum da Diversidade. O evento será realizado das 9h às 18h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus sede, em Juiz de Fora. Podem participar professores, técnico-administrativos em educação (Taes), estudantes e terceirizados integrantes da comunidade acadêmica, além de representantes de movimentos e organizações sociais externos à UFJF. Não há cobrança de taxas e os interessados devem realizar inscrição neste link.

A atividade, organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), marcará o início da construção participativa e democrática da Política de Ações Afirmativas para a instituição. O diretor da Diaaf, Julvan Moreira de Oliveira, explica que, no turno da manhã, o evento contará com a participação de integrantes da Administração Superior  e das entidades representativas da UFJF – Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

“Após a abertura oficial, das 9h30 às 12h, haverá conferência do professor da Universidade de São Paulo (USP), Kabengele Munanga, que é referência na pesquisa das ações afirmativas e das culturas africanas e afro-brasileiras. Munanga teve importante contribuição na Audiência Pública do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade do sistema de cotas nas instituições federais de ensino”, destaca Oliveira.

No turno da tarde, das 14h às 15h30, também no ICH, os participantes estarão reunidos nos grupos de trabalho (GTs) com seis temáticas distintas, quais sejam:  acessibilidade e pessoas com deficiência; gênero: mulheridades e masculinidades; gênero: LGBTTI; diversidade étnico-racial; direitos humanos; e vulnerabilidade social.

Oliveira acrescenta que, na etapa dos grupos de trabalho, o objetivo será definir representantes, sendo um titular e um suplente, dos segmentos da comunidade acadêmica – professores, Taes, alunos e terceirizados – e dos movimentos e organizações sociais externos à UFJF.

Um fórum é a reunião periódica de um grupo de pessoas em assembleia, visando ao debate de temas em comum. Desse modo, em seguida aos grupos de trabalho, das 15h30 às 18h, as representações eleitas definirão o calendário de encontros do Fórum da Diversidade e a metodologia de trabalho a ser adotada para a construção da Política de Ações Afirmativas da UFJF”, esclarece do diretor da Diaaf.

Assista ao vídeo em Libras

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas – Diaaf) acoesafirmativas@ufjf.edu.br