O Fórum de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará a 2ª reunião ordinária no próximo dia 3, das 14h às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus de Juiz de Fora. O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, aponta que a intenção é finalizar ainda este ano o texto final do regimento interno da instância deliberativa. “Em seguida, o documento deverá ser apreciado pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF.”

O Fórum de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto deste ano, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. “Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações”, explica Oliveira.

Integram a instância deliberativa representantes eleitos de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes, terceirizados, e movimentos sociais externos à instituição.

Presença de eleitos é imprescindível  

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, reitera a importância da participação, nas reuniões, de todos os representantes eleitos ou, em caso de necessidade de ausência, de seus suplentes.  Segundo ele, apenas desse modo o regimento do Fórum de Diversidade será elaborado de forma efetivamente participativa, com os segmentos das comunidades interna e externa à UFJF representados.

Oliveira  destaca, ainda, a relevância da iniciativa para a garantia dos direitos das minorias na Universidade.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)