O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza reunião ordinária na próxima quinta-feira, dia 14, das 14h às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus de Juiz de Fora. Este será o primeiro encontro dos novos integrantes da instância deliberativa, eleitos em assembleia realizada em 19 de outubro.

Confira a lista dos novos representantes de estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (Taes) e terceirizados da UFJF, e dos movimentos sociais externos à instituição.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveiraa reunião ordinária terá duas pautas principais: a definição do calendário de encontros em 2020 e, também, a proposição de nova eleição, para as vagas que não foram preenchidas na assembleia de outubro. 

“Reafirmo a relevância desse Fórum Permanente de Diversidade, pois, após a elaboração do Regimento Interno este ano, terá a importante tarefa em 2020 de elaborar a Política de Ações Afirmativas da UFJF. Essa política definirá os princípios e as diretrizes voltados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, traçando as bases filosóficas, históricas e políticas das ações no âmbito das relações étnico-raciais, especialmente as voltadas para os negros e indígenas, da inclusão e acessibilidade, da identidade e da desigualdade gênero, dentre outras. O desafio de construir essas ações, envolvendo toda a comunidade da universidade, é que realmente seja efetivada a política afirmativa e de equidade na instituição, assim como apontar ações a toda sociedade”, ressalta Oliveira. 

Ações Afirmativas

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Integram a instância deliberativa representantes eleitos de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, e movimentos sociais externos à instituição.

Leia mais:

Fórum Permanente de Diversidade elege novos integrantes

Fórum de Diversidade elege novos representantes no dia 18

Quer contribuir para a elaboração das Ações Afirmativas da UFJF?

Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  – Diretoria de Ações Afirmativas ou

acoesafirmativas@ufjf.edu.br