O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atuará, nos dois próximos meses, subdividido em dois grupos de trabalho (GT). Um deles se dedicará ao debate acerca dos fundamentos teóricos das ações afirmativas. Já o outro elencará possíveis iniciativas a serem adotadas para  corrigir desigualdades e reverter representações negativas, bem como combater preconceitos e discriminações no âmbito da instituição.

A estratégia de trabalho foi definida durante reunião ordinária, realizada na manhã da terça-feira, dia 27. O GT de Fundamentos será coordenado pelo diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, e o GT de Ações pela ouvidora especializada, Danielle Teles. 

Conforme Oliveira, o objetivo é garantir maior agilidade aos trabalhos. “Nos próximos dois meses, os dois grupos estarão em diálogo, e elaborando uma espécie de minuta sobre os referenciais acerca da temática da diversidade e as principais ações que possam ser desenvolvidas nessa área na UFJF, voltadas especialmente aos grupos minoritários, compreendidos aqui como negros, indígenas, mulheres, LGBTQI+, pessoas com deficiência e as que estão em situação de maior vulnerabilidade social.”

Confira o vídeo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira

 

Outras deliberações

Nesta reunião ordinária também foram eleitos novos membros, para ocupação das vagas que não tinham sido preenchidas em 2020 e das liberadas pela saída de representantes. “Ajustamos o calendário de reuniões ordinárias de 2021. Também foi reiterada a continuidade dos membros, representantes eleitos em 2020, que assim o desejassem. Além disso, o Fórum estabeleceu a criação de uma página na rede para que as demais pessoas da Universidade possam interagir, enviando sugestões que estarão sendo discutidas e que possam contribuir com esse importante espaço na elaboração da Política de Diversidade da UFJF”, destaca Oliveira.

Confira aqui a lista atualizada de representantes do Fórum Permanente de Diversidade da UFJF.

Objetivos do Fórum de Diversidade

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas que têm por  objetivo corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo, ou seja, buscam oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br