O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retoma na próxima quarta-feira, dia 31 de março, o calendário de reuniões ordinárias. O encontro será realizado de modo virtual, das 14h às 17h.  As atividades do grupo estavam suspensas devido à pandemia de Covid-19, mas alguns dos integrantes participaram ativamente das comissões deliberativas sobre o ensino remoto emergencial (ERE).   

O Fórum Permanente de Diversidade é composto por representantes de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, além de ativistas de movimentos sociais externos à instituição. Também integram o grupo o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira; a ouvidora especializada, Danielle Teles da Cruz; e um representante do Núcleo de Apoio à Inclusão.  

Confira aqui os atuais integrantes do Fórum de Diversidade da UFJF

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, a retomada das reuniões é ainda mais importante por conta do momento atual de excepcionalidade. O diretor reforça que o Fórum Permanente de Diversidade, por representar especialmente os grupos minoritários, negros, mulheres, população LGBTQI+ e pessoas com deficiência, tem o papel de propor e acompanhar  ações e políticas no âmbito da Universidade. 

“A pandemia atinge fundamentalmente os grupos já vulnerabilizados, seja pelo racismo estrutural, pelo aumento da violência doméstica, pelo feminicídio.  Há ainda a intensificação dos impactos do desemprego e a falta de possibilidades de subsistência. Ressalto, assim, a fundamental presença dos integrantes na reunião, para refletirmos sobre a situação na UFJF” , aponta Oliveira.

Ações Afirmativas

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

O endereço virtual do próximo encontro do Fórum de Diversidade será encaminhado aos integrantes, por e-mail, pela Diretoria de Ações Afirmativas.

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br