Kabengele Munanga participará do Fórum da Diversidade, promovido pela Diaaf (Foto: U. Dettmar/SCO/STF)

O professor titular sênior da Universidade de São Paulo (USP), Kabengele Munanga realizará, no dia 28, das 9h às 12h, a conferência de abertura do evento de instauração do Fórum da Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do evento é a definição de representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica – professores, técnico-administrativos em educação (Taes) e estudantes – para elaboração da política de ações afirmativas da UFJF.

O diretor de Ações Afirmativas e idealizador da iniciativa, Julvan Moreira de Oliveira, explica que a programação do Fórum continuará no turno da tarde. Após a conferência de abertura, das 14h às 18h, haverá reunião dos seguintes grupos de trabalho (GTs): GT Acessibilidade; GT Diversidade Étnico-racial; GT Gênero|LGBTTI; GT Gênero|Mulheridades e Masculinidades; GT Direitos Humanos e GT Vulnerabilidade Social.

Segundo Oliveira, cada grupo de trabalho terá dois representantes docentes, Taes e discentes, sendo um titular e um suplente. “Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar. A intenção é que a construção da política de ações afirmativas da UFJF  seja feita de forma dialógica, democrática e participativa, com a representação dos três segmentos da Universidade, e não somente a partir da Diretoria. É uma construção coletiva dessa política, pensada para curto, médio e longo prazos.”

Confira o vídeo:

Referência em pesquisas sobre ações afirmativas

O professor Kabengele Munanga, que fará a conferência de abertura do Fórum da Diversidade da UFJF, é referência na pesquisa das ações afirmativas, e das culturas africanas e afro-brasileiras. Munanga teve importante contribuição em participação na Audiência Pública do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade do sistema de cotas nas instituições federais de ensino. Em junho deste ano, o pesquisador foi condecorado com o Prêmio USP de Direitos Humanos.

Confira vídeo:

O evento para a instauração do Fórum da Diversidade será realizado no dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no Campus de Juiz de Fora, e é aberto a toda a comunidade acadêmica.  As inscrições de professores, Taes e estudantes interessados em participar devem ser feitas no local do evento.

Assista ao vídeo em Libras

Outras informações: (32) 2102-6919– Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) ou acoesafirmativas@ufjf.edu.br

Atualizada em 17/08/2018