O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retoma nesta quarta-feira, dia 19, o calendário de reuniões ordinárias. O encontro dos representantes eleitos para o mandato 2019/2020 será realizado de modo virtual, das 9h às 12h. As atividades haviam sido suspensas em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus e da participação de alguns dos integrantes do grupo nas comissões que deliberam sobre o ensino remoto emergencial na UFJF.   

Confira aqui os integrantes eleitos do Fórum de Diversidade da UFJF (mandato 2019/2020)

Além dos representantes eleitos de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, e movimentos sociais externos à instituição, integram o Fórum Permanente de Diversidade o diretor de Ações Afirmativas da Universidade, Julvan Moreira de Oliveira, a ouvidora especializada, Cristina Simões Bezerra, e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Katiuscia Vargas.  

“A pandemia atinge fundamentalmente os grupos já vulnerabilizados, seja pelo racismo estrutural, pelo aumento da violência doméstica, pelo feminicídio” – Julvan Oliveira

A reunião mais recente da instância deliberativa foi extraordinária, realizada em 8 de junho, quando o grupo definiu os nomes  do professor Marco José Duarte, da Faculdade de Serviço Social, e da estudante Vanessa Lopes, do Bacharelado em História, para a Comissão de Apoio Social e Inclusão da Universidade neste contexto de pandemia. 

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas,  a retomada dos encontros ordinários do Fórum é relevante especialmente neste período de excepcionalidade. “A pandemia atinge fundamentalmente os grupos já vulnerabilizados, seja pelo racismo estrutural, pelo aumento da violência doméstica, pelo feminicídio.  Há ainda a intensificação dos impactos do desemprego e a falta de possibilidades de subsistência. O momento que vivemos é dramático. Nesse sentido, ganham maior importância ações que estão sendo aprovadas na UFJF. O Fórum Permanente de Diversidade, por representar especialmente os grupos minoritários, negros, negras, mulheres, população LGBTQI+ e pessoas com deficiência, tem o papel de acompanhamento dessas ações e de apontar políticas a serem construídas. Ressalto, assim, a fundamental presença dos integrantes na reunião” , aponta Oliveira.

Ações Afirmativas

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Leia mais:

Fórum de Diversidade elege representantes para “Comissão de Apoio Social e Inclusão”

Fórum Permanente de Diversidade elege novos integrantes

Fórum de Diversidade elege novos representantes no dia 18

Quer contribuir para a elaboração das Ações Afirmativas da UFJF?

Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br