A II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, na noite desta quinta-feira, dia 16, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a exibição do filme “Desejo Proibido”.  O longa-metragem, lançado no ano de 2000, retrata a vida de mulheres lésbicas em três períodos históricos distintos.

Após a sessão de cinema,  o público participou de debate com a professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e doutoranda em Educação na UFJF, Kelly da Silva; com a coordenadora de Educação e Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), Natália Paganini. A mediação foi realizada pela estudante de Ciências Sociais da UFJF, Natália Prado.

As debatedoras destacaram a necessidade de ações de incentivo à participação de mulheres lésbicas em atividades de fomento às diversidades de gênero e sexual. “É preciso um trabalho constante para a construção pessoal e coletiva das mulheres lésbicas e bissexuais. É fundamental que todas as ‘letras’ da comunidade LGBTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) sejam valorizadas e ouvidas em suas demandas”, pontuou Kelly, que também ressaltou a relevância da II Semana Rainbow da UFJF.

Confira o vídeo:

Natália Paganini salientou que muitas mulheres lésbicas, para além da lesbofobia e do machismo, enfrentam outras opressões, tais como o racismo e o preconceito social. A II Semana Rainbow, na avaliação da coordenadora de Educação e Formação do Sintufejuf, promoveu avanços que vão favorecer a construção de ações permanentes de combate às discriminações no âmbito da UFJF.

Confira o vídeo:

A II Semana Rainbow da UFJF é um projeto de extensão, sob coordenação do professor  Marcelo do Carmo Rodrigues. O evento, organizado em parceria pelas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, pela Pró-reitoria de Cultura e por diversos cursos da instituição, vai até o dia 19 de agosto. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Confira  a programação completa  da II Semana Rainbow.

Siga o evento no Instagram e no Facebook

Semana Rainbow promove show de Linn da Quebrada nesta quinta, dia 16

Retirada de ingressos para Semana Rainbow está concentrada na Casa de Cultura

Palestra de João Silvério Trevisan destaca avanços e desafios da comunidade LGBTTI