O II Fórum Mineiro de Turismo LGBTI vai debater estratégias para fomentar as atividades turísticas para  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexos em Juiz de Fora. O evento, que acontece no dia 16, das 9h às 18h, no Hotel Ritz, integra a II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Já estão confirmadas as presenças dos representantes do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Ludmila Magro, e da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA) no Brasil, Clóvis Casemiro.  A participação é aberta à comunidade e não há exigência de inscrição nem cobrança de taxas. São ofertadas 120 vagas.

De acordo com o professor do Departamento de Turismo da UFJF e coordenador da Semana Rainbow, Marcelo do Carmo Rodrigues, os convidados do Embratur e da IGLTA falarão ao público na parte da manhã. “Já na parte da tarde, pretendemos fazer algo voltado mais para a ‘linha de frente’, para quem estará recepcionando os turistas. Desse modo, o professor do curso de Ciências Sociais da UFJF, Raphael Bispo dos Santos, falará sobre as normas de comportamento na recepção desse turista”. Na ocasião, também será feita a distribuição de uma cartilha, com informações sobre a comunidade LGBT.

Juiz de Fora e o Turismo LGBT

Marcelo do Carmo destaca que investir no segmento turístico LGBT representa possibilidade de aquecimento da economia de Juiz de Fora. O professor recorda que, em 2017, a taxa de ocupação dos hotéis da cidade, no sábado de realização do Miss Gay Brasil, foi de 77%, mais de 20% superior aos demais períodos.

“Incrementar o turismo é um dos objetivos da Semana Rainbow, assim como promover a inclusão. Nós estamos organizando mais de 40 ações durante dez dias, entre 9 e 19 de agosto,  para dar motivos e oportunidades para que os turistas voltem. Optamos pela cultura, pela educação, para que a gente mantenha esse turista na cidade.”

Ao final do evento, os participantes serão convidados à visita guiada pela exposição No armário de Mademoiselle Debret Le Blanc que  reunirá trajes sociais de edições do concurso Miss Brasil Gay. O guia será o curador da iniciativa e professor do Bacharelado em Moda da UFJF,  Luiz Fernando Ribeiro.

O II Fórum Mineiro de Turismo LGBT  é uma produção da Rumos Empresa Júnior de Turismo da UFJF, do Departamento de Turismo da UFJF, e tem apoio da AZ Produções e da Marca Eventos.

O evento integra a programação da II Semana Rainbow da UFJF, projeto de extensão cuja realização é uma parceria das diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, da Pró-reitoria de Cultura e de diversos cursos da UFJF.

A atividade acontece no dia 16, das 9h às 18h, no Hotel Ritz, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 2000, no Centro.

Siga a II Semana Rainbow no Instagram e no Facebook

Saiba mais:

No Dia do Orgulho LGBTTI, UFJF lança editais e programação da 2ª Semana Rainbow

Resultados de editais da 2ª Semana Rainbow já estão disponíveis

Universo ‘drag’ será tema de exposição na 2ª Semana Rainbow

Semana Rainbow terá exposição de trajes do Miss Brasil Gay

Semana Rainbow traz espetáculos consagrados por público e crítica

Semana Rainbow traz exposição do Museu da Diversidade Sexual

Semana Rainbow promove palestra com o escritor João Silvério Trevisan

Outras informações: (32) 2102-3997 – Diretoria de Imagem Institucional