Trevisan lançou no evento, em primeira mão, a 4ª edição revista, atualizada e ampliada de “Devassos no Paraíso – a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade” (Foto: Acesso Comunicação Júnior)

A II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, na noite desta terça-feira, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), palestra do escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor, cineasta e ativista LGBTTI, João Silvério Trevisan.

Durante a atividade, gratuita e aberta ao público, Trevisan, que já recebeu inúmeros prêmios em teatro, cinema e literatura, abordou temas como autoconhecimento, relações familiares, amor, desejo, política e militância de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI).

O escritor salientou a importância da II Semana Rainbow da UFJF, que vai até 19 de agosto e tem o objetivo de fomentar o respeito às diversidades de gênero e sexual.

Confira o vídeo:

Confira  a programação completa  da II Semana Rainbow.

A história do movimento LGBTTI

Em Juiz de Fora,  além de lançar em primeira mão a quarta edição revista, atualizada e ampliada de “Devassos no Paraíso – a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade”,  publicado pela primeira vez em 1986, Trevisan falou ao público sobre a obra mais recente, “Pai, Pai”, na qual narra, especialmente, a sua relação com o pai, moldada por abusos psicológicos, físicos e ausência.  

A trajetória de vida do escritor é parte importante da história da militância LGBTTI no país.  Trevisan foi o criador do primeiro grupo de liberação homossexual do Brasil, o “Somos”, e cofundador, no final dos anos de 1970, do primeiro jornal voltado à comunidade LGBTTI no país, o Lampião da Esquina.

Aos mais de 70 anos de vida,  Trevisan afirma que “cada experiência de vida é pessoal, intransferível e irrepetível. Nós, os LGBTTI, conquistamos inúmeros avanços, mas temos ainda muitos desafios. Estamos ensinando sobre o amor. Somos como vagalumes na escuridão.”

A II Semana Rainbow é um projeto de extensão da UFJF, organizado em parceria pelas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, pela Pró-reitoria de Cultura e por diversos cursos da instituição. Ao todo, mais de 40 ações artístico-culturais, gratuitas e abertas ao público, serão realizadas no período de 9 a 19 de agosto.

Siga a II Semana Rainbow no Instagram e no Facebook

Leia mais:

Retirada de ingressos para Semana Rainbow está concentrada na Casa de Cultura

UFJF divulga programação completa da Semana Rainbow

Exposição “Transbordados” será atração da II Semana Rainbow

II Fórum Mineiro de Turismo LGBTI debate estratégias de negócios

Semana Rainbow promove palestra com o escritor João Silvério Trevisan

Semana Rainbow traz exposição do Museu da Diversidade Sexual

Semana Rainbow traz espetáculos consagrados por público e crítica

Semana Rainbow terá exposição de trajes do Miss Brasil Gay

Universo ‘drag’ será tema de exposição na 2ª Semana Rainbow

Resultados de editais da 2ª Semana Rainbow já estão disponíveis

No Dia do Orgulho LGBTTI, UFJF lança editais e programação da 2ª Semana Rainbow

Outras informações: (32) 2102-3997 (Diretoria de Imagem Institucional)