O universo das ‘drag queens’ – personagens criadas por artistas performáticos que se travestem e se expressam cômica ou exageradamente com o intuito profissional artístico – será tema de exposição fotográfica, entre os dias 9 e 19 de agosto, durante a II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Ao todo, serão apresentadas, na Casa de Cultura da UFJF, 21 imagens que compõem a exposição “O segundo que antecede o aplauso”, da paulistana Jal Vieira.

De acordo com a fotógrafa, o projeto é fruto de outros trabalhos desenvolvidos, desde o ano de 2014, com drag queens brasileiras. “Esse projeto nasceu da necessidade que enxerguei em colaborar na desmistificação da arte ‘drag’,  e tem por objetivo imprimir o olhar de espectador diante do processo criativo desses artistas antes da aclamação do público.”

Confira o vídeo:

Ao longo de quatro anos, Jal acompanhou e registrou o processo artístico e pessoal de drag queens da região Sudeste do país. Ao seu projeto, deu nome ‘Aqueenda’. “Na maioria das vezes, enquanto todos queriam o êxtase da apresentação de cada um desses artistas, eu me interessava pelo que antecedia esse momento. Quando uma personagem surgia e como se dava este processo. Todos os artistas, apesar de sempre rodeados por pessoas, pareciam solitários em meio ao ‘nascer e pôr’ de um personagem.”

No decorrer do trabalho, Jal conheceu drag queens de todas as idades e gêneros. A fotógrafa explica que todos os cliques foram feitos de forma espontânea. “Neste trabalho, sempre busquei me tornar ‘invisível’ em meio aquele processo que era tão íntimo e pessoal. Portanto, nunca houve uma intervenção neste ritual a fim de se captar um retrato. Todas as fotografias são tiradas em meio ao trajeto percorrido entre indivíduo e personagem, sem que, para isso, haja uma interrupção no processo do artista.”

Fotografia, design e audiovisual

Formada em Design de Moda pela Belas Artes de São Paulo (2013) e com especialização em Audiovisual pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho (2018), Jal Vieira, 29 anos, começou na fotografia de maneira autodidata e experimental. Uniu o encantamento pelo retrato à arte drag queen, ao iniciar sua pesquisa nesse universo artístico  em outubro de 2014.

Na avaliação do coordenador da II Semana Rainbow e professor da UFJF, Marcelo Carmo, a exposição  “O segundo que antecede o aplauso” será oportunidade de aprofundar as discussões sobre identidades. “A Jal Vieira está apresentando seu trabalho pela segunda vez na Semana Rainbow. Uma artista de São Paulo, lésbica, e que traz o universo da ‘art drag’ para o evento, nos permitindo aprofundar ainda mais nas discussões sobre identidades”.

A II Semana Rainbow integra o Projeto de Extensão “Miss Brasil Gay: interface com a comunidade e UFJF”. O evento será realizado entre os dias 9 e 19 de agosto e contará com shows, exposições, teatro, exibição de filmes, mesas-redondas, palestras, dentre outras ações, com temáticas relacionadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI). Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.

A Semana Rainbow é uma parceria das diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, da Pró-reitoria de Cultura e diversos cursos da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3997 – Diretoria de Imagem Institucional ou 2semanarainbowufjf@gmail.com