A artista, ao lado da cantora juiz-forana MC Xuxu, conversou com o público para assistir ao filme “Meu Corpo é Político” (Foto: Divulgação)

A artista multimídia paulistana, Linn da Quebrada,  apresenta nesta quinta-feira, dia 16, o show “Pajubá Tour”, em Juiz de Fora. A atividade, gratuita e aberta ao público em geral, integra a programação da II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontece até o dia 19.

Confira  a programação completa  da II Semana Rainbow.

Mulher negra e trans – que se identifica com o gênero oposto ao designado ao nascimento – ou “bixa preta travesty”, como se autodeclara, Linn encontrou na música uma poderosa arma na luta pela quebra de padrões sexuais e de gênero. Em 2016,  conquistou o público com o hit “Enviadescer” e, desde então, não parou mais.

Na noite desta quarta-feira, dia 15, a artista, ao lado da cantora juiz-forana MC Xuxu,  conversou com o público que lotou o auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), para assistir ao filme “Meu Corpo é Político”. O longa metragem, lançado em novembro de 2017, retrata o cotidiano de quatro militantes do movimento LGBTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) que vivem na periferia de São Paulo.

A partir da intimidade e do contexto social das personagens, uma delas Linn da Quebrada, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.  “Estamos no país que mais mata a população LGBTTI, mas este também é um país que promove muitas resistências, e este salão cheio é uma prova disso. Estamos numa disputa de poder, território, linguagens. Estamos conquistando espaços”, destacou Linn.

Linn e MC Xuxu falaram ao público sobre potência de vida e ressignificação, especialmente,  para aqueles cuja existência não é comportada pelas normas e rótulos. Resistência, representatividade, política, combate ao racismo e à LGBTTIfobia, o ódio e as discriminações à população LGBTTI, permearam  os discursos.

Quando questionada sobre a realidade das mulheres trans negras brasileiras, Linn foi taxativa: “Minha experiência é exceção na comparação com as outras travestis negras brasileiras. A música fez com que eu me sentisse pela primeira vez admirada. A maioria das travestis não vive essa experiência de afeto e admiração.”

Durante o debate, a artista questionou o público presente, deixando reflexões importantes para além de sua passagem pela cidade. “ Eu devolvo a vocês a pergunta sobre as travestis negras, sobre a realidade das travestis brasileiras. Com quantas travestis vocês convivem? Com quantas pessoas negras vocês já se relacionaram? Vocês se relacionariam com uma travesti?”, indagou à plateia.

Linn  também enfatizou a importância de eventos que fomentem o respeito às diversidades, como a II Semana Rainbow, sob coordenação do professor  Marcelo do Carmo Rodrigues, organizado em parceria pelas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, pela Pró-reitoria de Cultura e por diversos cursos da instituição.

Confira o vídeo.

O show “Pajubá Tour”, de Linn da Quebrada,  começa às 23h, na Avalon Music, na Avenida Deusdedith Salgado, 3500, Bairro Salvaterra. A abertura do evento será realizada por MC Xuxu.

Siga a II Semana Rainbow no Instagram e no Facebook

Leia mais:

Retirada de ingressos para Semana Rainbow está concentrada na Casa de Cultura

Palestra de João Silvério Trevisan destaca avanços e desafios da comunidade LGBTTI

UFJF divulga programação completa da Semana Rainbow

Exposição “Transbordados” será atração da II Semana Rainbow

II Fórum Mineiro de Turismo LGBTI debate estratégias de negócios

Semana Rainbow promove palestra com o escritor João Silvério Trevisan

Semana Rainbow traz exposição do Museu da Diversidade Sexual

Semana Rainbow traz espetáculos consagrados por público e crítica

Semana Rainbow terá exposição de trajes do Miss Brasil Gay

Universo ‘drag’ será tema de exposição na 2ª Semana Rainbow

Resultados de editais da 2ª Semana Rainbow já estão disponíveis

No Dia do Orgulho LGBTTI, UFJF lança editais e programação da 2ª Semana Rainbow

Outras informações: (32) 2102-3997 (Diretoria de Imagem Institucional)