Fechar menu lateral

Trancamento e Destrancamento


A UFJF disponibiliza através do Regulamento Acadêmico da Graduação dois tipos de o trancamento: (1) de disciplinas: refere-se a uma ou mais disciplinas em que a discente ou o discente está matriculado; (2) do curso: abrange todas as atividades acadêmicas do período.

O Conselho de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou as Resolução de 22/2020 que aprova uma mudança no processo de trancamento de matrícula nos cursos de graduação. A alteração é realizada sobre o artigo 65 do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), definindo que, a partir da data de sua publicação, o ato de trancamento de matrícula passará por análise da coordenação do curso antes da decisão final do estudante ou da estudante.

 

Trancamento de Curso

O Trancamento do Curso é a suspensão temporária de todas as atividades do discente.  O trancamento do curso só pode ser requerido a partir do terceiro período letivo a contar da data do ingresso, não podendo o período total de trancamento ultrapassar três períodos letivos regulares. Este trancamento pode ser solicitado pelo estudante somente a partir de seu 3º período no curso. O trancamento regular é realizado no SIGA, por um período máximo de 03 semestres, consecutivos ou não, passando por análise da coordenação do curso antes da decisão final do estudante.  O trancamento de todas as disciplinas de um determinado semestre equivalente o trancamento do curso por 01 semestre. Para orientar estudantes e coordenadores dos cursos na tramitação dos processos de trancamento de curso,  a PROGRAD elaborou um tutorial com o passo-a-passo do processo.

 

Trancamento Excepcional do Curso

Alunos no 1º e 2º período do curso podem solicitar o Trancamento Excepcional do Curso, apenas por motivos de doença, atestado por serviço médico. Atestados médicos só terão validade se tiverem a assinatura e CRM do médico e o CID da doença. Para solicitar o trancamento excepcional o estudante deverá se dirigir à Secretaria do Curso de posse do (1) Formulário Trâmites Excepcionais e do (2) Atestado Médico. A solicitação será avaliada pela Junta Médica da UFJF, pela Coordenação do Curso do aluno e pelo Pró-reitor de Graduação, e poderá ser aprovada ou negada. O aluno deve continuar a frequentar as aulas até a solicitação ser aprovada.

 

Trancamento de Curso durante o Ensino Remoto Emergencial

Resolução nº 33/2020 estabelece a flexibilização de algumas regras prevista no RAG, sobre o trancamento de curso e de disciplinas, desligamento e prazo para integralização etc., a fim de se evitarem prejuízos aos(às) discentes neste momento emergencial.

Os discentes poderão através do SIGA efetuar trancamento de disciplinas (dentro do prazo previsto no calendário acadêmico) e o trancamento do curso (a qualquer prazo), durante a vigência do ERE, conforme suas necessidades, apresentando como justificativa “a impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19”, sem necessidade de documentação comprobatória. Outras ações de flexibilização que sejam necessárias durante a vigência do ERE ficarão a cargo da PROGRAD.

Dispõe a Resolução 33/2020, que dispõe sobre o Ensino Remoto Emergencial da Graduação da UFJF:

Art.10 – Durante período de vigência da presente Resolução, e considerando os prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico deste período, fica determinada:

I – A concessão automática ao(à) discente de quantos períodos letivos corresponderem aos períodos de ERE , acrescidos ao tempo máximo de integralização do curso, para fins do cômputo de permanência no curso, previsto no RAG;

II – A não aplicação do desligamento do curso previsto no art. 70 do RAG;

III – A autorização para concessão de trancamento total de matrícula de discentes do primeiro e segundo períodos, a contar da data do ingresso, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do §º 3 do art. 62 do RAG; IV – Autorização para flexibilização do número de trancamentos por disciplina ou atividade acadêmica, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do art. 63 e inciso II do artigo 24 do RAG, exclusivamente para casos de trancamentos;

V – A aprovação de requerimentos de trancamento total ou parcial de matrícula com justificava por movo de impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19, sem necessidade de documentação comprobatória.

Parágrafo único: A análise da necessidade de outras flexibilizações temporárias durante o período de vigência da presente Resolução ficará a cargo da Prograd.

Destrancamento de Curso

Passo-a-passo para realizar o pedido de destrancamento:

  1.  Baixar, imprimir, preencher, assinar e digitalizar este formulário (a digitalização deve ser em pdf e não deve ser em formato de foto como jpg ou png);
  2. Envie um e-mail para secretaria.sociais.ufjf.gv@gmail.com com o assunto “Solicitação de Destrancamento do curso de Administração” e anexe o arquivo em pdf.

Após isso a secretaria irá tramitar o seu pedido via SEI para o CDARA. O discente deve ficar atento ao período de pré-matrícula estabelecido no Calendário Acadêmico.

 

Trancamento de Disciplinas

A data limite para trancamento de disciplinas (40 (quarenta) dias do início do semestre letivo) está prevista no Calendário Acadêmico. Após esta data, o trancamento de disciplinas ocorrerá somente com autorização da PROGRAD, em casos que o aluno esteja comprovadamente impossibilitado de continuar os estudos da disciplina, conforme verificado pelo órgão de saúde competente da UFJF. O trancamento de disciplinas é feito pelo próprio aluno no SIGA. O trancamento de todas as disciplinas em um determinado período letivo equivale ao trancamento do curso.

Não é possível trancar a matrícula em uma disciplina nos seguintes casos:

– O trancamento de matrícula em cada disciplina ou atividade acadêmica só pode ser requerido uma única vez. Será vedado, então, o trancamento de disciplina que o(a) aluno(a) já tenha trancado em período letivo anterior.

– Não será possível o trancamento de disciplina que o(a) aluno(a) já tenha sido reprovado(a) por infrequência ou por nota zero em semestres anteriores.

– É vedado o trancamento de matrícula em curso intensivo, conforme Capítulo VI do RAG.

No caso de curso na modalidade a distância, a reoferta de disciplina ou da atividade acadêmica fica condicionada a oferta do curso, ainda que não necessariamente no polo de apoio presencial ao qual o(a) discente estiver vinculado(a).

O trancamento de disciplinas implica perda de prioridade para matrícula na disciplina nos semestres seguintes, conforme previsto RAG:

Art. 24. As matrículas e seus ajustes obedecem a seguinte ordem de prioridade por grupos:

I – não repetentes;

II – reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a atividade acadêmica;

III – reprovados por infrequência.

Parágrafo único. No caso de haver mais solicitações do que o número de vagas oferecidas é utilizado o índice de rendimento acadêmico como critério de classificação em cada um dos grupos anteriores.